Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Não podemos esquecer de onde viemos, diz Edi Rock que lança clipe com MC Pedrinho

Clipe de De Onde Eu Venho é lançado no Dia da Consciência Negra

Pedro Antunes Publicado em 20/11/2018, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edi Rock e MC Pedrinho lançam De Onde Eu Venho (Crédito: Divulgação)
Edi Rock e MC Pedrinho lançam De Onde Eu Venho (Crédito: Divulgação)

"Não, eu não venho da quebrada, eu sou além disso". Dessa forma, o rapper Edi Rock introduz "De Onde Venho", seu novo single, que ganha videoclipe nesta terça-feira, 20, mesma data na qual é celebrado o Dia da Consciência Negra - assista ao vídeo no player abaixo.

Com rap e funk, o Edi Rock rima ao lado de MC Pedrinho, autor da faixa, sobre origens. "De geração a geração necessitamos falar as mesmas coisas, como se fosse uma escola com a mesma aula e a mesma matéria", diz o rapper, que ganhou projeção nacional com o grupo Racionais MC's

Ele segue: "A matéria em questão seria sobre raízes, de quem somos e que não podemos esquecer de onde viemos. Foram esses questionamentos que eu fiz quando escutei a música pela primeira vez. A faixa me conquistou pela base, que é atual, e pelo refrão. E eu me fiz essa pergunta: ‘de onde você veio, Edi Rock?’. E fui em busca da minha resposta.”

+++ ENTREVISTA: Edi Rock defende ida à Globo e ressalta que veio do rap de raiz

"De Onde Eu Venho", portanto, vai lém da "quebrada" citada pelo rapper. "Eu venho dos meus pais e meus pais são do Nordeste. Eu fui ao Nordeste para procurar minhas origens e, não, não é apenas o Nordeste. De onde vieram os meus ancestrais?"

Edi Rock continua: "Eles vieram da África e, na verdade, todos nós viemos de lá de alguma forma. Foi aí que eu percebi que isso precisa ser repensado: as nossas raízes, ideológicas, de protesto, de superação, de motivação. Principalmente, no momento que estamos atravessando no país."

O single, lançado em parceria com a gravadora Som Livre, sucede "Sonhos Em Construção", outra faixa lançada neste ano. As duas irão integrar o novo álbum do rapper, a ser lançado em 2019. 

+++ "Os Quatro Pretos Mais Perigosos do Brasil": Racionais MC’s foi capa da Rolling Stone Brasil. Leia a matéria completa. 

"De Onde Eu Venho" funde gêneros que dão voz à periferia - e é proposital. Edi e MC Pedrinho propõem esse resgate estético e sonoro. A produção é assinada por DJ Kalfani, filho do KL Jay (também do Racionais MC's), e DJ Cuca. 

O videoclipe exibe imagens registradas em pontos históricos de Salvador, na Bahia de onde vem o pai de Edi Rock, e na Vila Maria, em São Paulo, bairro de MC Pedrinho. 

O lançamento de "De Onde Eu Venho" será acompanhado por um hotsite criado em parceria com Ale Santos, publicitário e escritor especialista em narrar histórias do povo negro no Twitter.  

Santos se propõe a trazer fatos históricos para as estrofes e versos da música de Edi Rock e MC Pedrinho. Para acessar o hotsite, clique aqui.

"De Onde Eu Venho" está disponível em todas as plataformas digitais (escolha a sua aqui). Assista ao clipe, lançado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, abaixo: