Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Saúde

Jake Lloyd, de Star Wars, é internado após 'surto psicótico total'

Intérprete do jovem Anakin Skywalker/Darth Vader na trilogia prequela de Star Wars, Jake Lloyd se afastou de Hollywood após problemas pessoais

Jake Lloyd em Star Wars (Foto: Divulgação) e ator em foto recente (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Jake Lloyd em Star Wars (Foto: Divulgação) e ator em foto recente (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Conhecido por interpretar a versão criança de Anakin Skywalker/Darth Vader em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, lançado em 24 de junho de 1999 nos cinemas brasileiros, Jake Lloyd foi internado após "surto psicótico total," segundo informações do Scripps News.

Como Lisa, mãe do ator de 35 anos, falou ao site, ele foi diagnosticado com esquizofrenia aos 20 anos, com sintomas que surgiram quando ele estava no ensino médio. "Ele começou a falar sobre ‘realidades.’ Ele não sabia se estava nesta realidade ou em uma realidade diferente. Eu realmente não sabia exatamente o que dizer sobre isso."

+++LEIA MAIS: Daisy Ridley diz que não recebeu muitas ofertas de trabalho após Star Wars

Certo dia, quando o filho estava na escola, ela perguntou se ele terminou a lição de casa: "E ele disse, 'Bem, eu nem sei se preciso fazer isso. Não sei em que realidade estou.' E eu pensei: 'Bem, você está na minha realidade hoje, então você precisa fazer sua lição de casa.'"

Quando levou Jake Lloyd ao médio, ele sugeriu como o ator poderia ter transtorno bipolar. Jake tomou medicamentos para conter os sintomas, mas nada funcionou. Quando foi à faculdade, o ator falava para Lisa como "as pessoas o seguiam," além de faltar em diversas aulas. Além disso, ele via pessoas com “olhos roxos” o encarando na rua e conversava com Jon Stewart, apresentador do Daily Show, pela tela da televisão.

Ele não nos disse que estava ouvindo vozes naquele momento. Mas ele estava.

+++LEIA MAIS: Jodie Foster conta que recusou papel de Princesa Leia devido a um conflito de agenda

Após largar a faculdade, Jake Lloyd foi diagnosticado com esquizofrenia e teve piora severa na saúde mental. "Quando eles finalmente contaram a ele, isso o deixou totalmente em uma depressão ainda pior. Foi muito difícil," lamentou a mãe dele. A condição piorou e o levou a anosognosia, condição neurológica que faz com que o paciente desconheça ou negue inconscientemente os sintomas.

Ele achava que não precisava tomar remédios porque não estava doente. Ele achou que não precisava ir ao terapeuta porque havia nada de errado com ele.

Já o recente "surto psicótico" aconteceu em 2023, quando Lisa levava Jake para casa após comprar comida no McDonald’s: "Ele disse que queria desligar o carro. E ele desligou o carro no meio das três faixas e estávamos na faixa do meio. Houve muita gritaria e gritos."

+++LEIA MAIS: Star Wars: Por que Hayden Christensen achou que perderia papel para Leonardo DiCaprio?

Com o carro parado, motoristas que ficaram presos na faixa do meio chamaram a polícia. Quando as autoridades questionaram o ator, ele respondeu como "nada" do que ele lhes contava fazia sentido. Por conta disso, ele foi internado no hospital e transferido para um centro de saúde mental. Atualmente, ele está com 10 meses e mostrou sinais notáveis ​​de melhora.

Ele está muito melhor do que eu esperava. Ele está se relacionando melhor com as pessoas e se tornando um pouco mais sociável, o que é muito bom. É como ter mais do velho Jake de volta, porque ele sempre foi incrivelmente sociável até se tornar esquizofrênico.