Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Vultures

Kanye West usa sample dos Backstreet Boys em novo álbum

Em 'Everybody,' feita em parceria de Kanye West, Lil Baby e Ty Dolla $ign, Charlie Wilson canta um trecho do hit 'Everybody (Backstreet's Back)'

Redação Publicado em 13/12/2023, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images) e Backstreet Boys (Foto: Nicholas Hunt / Equipe)
Kanye West (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images) e Backstreet Boys (Foto: Nicholas Hunt / Equipe)

Feito em parceria com Ty Dolla $ign, Vultures é o próximo projeto musical de Kanye West e já conta com algumas polêmicas. Uma delas é uso de sample dos Backstreet Boys sem permissão da boy band criada em 1993.

A faixa em questão é "Everybody," feita pelos dois rappers em parceria com Lil Baby. A música apresenta um refrão recriado de Charlie Wilson da letra de "Everybody (Backstreet's Back)," um dos maiores hits da boy band.

+++LEIA MAIS: Kanye West usa capuz semelhante ao da Ku Klux Klan em listening party

Vale lembrar como esse uso exigiria da permissão de uma gravadora e uma editora. Como o uso da letra foi feita com outra voz (não a dos Backstreet Boys) não usa a gravação original. Ou seja, apenas a editora precisa permitir o uso da canção.

Backstreet Boys não escreveram "Everybody (Backstreet's Back)," então eles não têm controle sobre o uso do hit. Até o momento, Max Martin e espólio do falecido mentor Denniz Pop, compositores originais da canção, não bloquearam a versão de West.

+++LEIA MAIS: Kanye West é processado por vídeo em que fala de divórcio com Kim Kardashian

Segundo informações da Variety, como a música não foi lançada oficialmente e não rendeu dinheiro, Kanye West pode tocá-la publicamente. Caso lance sem autorização, ele estaria cometendo uma violação de direitos autorais.