Mercury Prize 2016: David Bowie e Radiohead são indicados ao prêmio; veja lista

Pela primeira vez, tradicional reconhecimento do melhor disco britânico do ano abrirá “vaga” por voto popular

Rolling Stone EUA Publicado em 04/08/2016, às 13h54 - Atualizado às 14h02

David Bowie
Jimmy King/Reprodução

Todo ano desde 1992, um grupo de críticos e pessoas da indústria da música na Inglaterra dão o prêmio Mercury Prize ao melhor álbum britânico do ano. A lista de indicados para a edição de 2016 foi revelada nesta quinta, 4, e inclui um vasto grupo de artistas, entre eles David Bowie e Radiohead.

Bowie recebeu uma indicação póstuma pelo álbum Blackstar e o Radiohead foi lembrado por A Moon Shaped Pool, rendendo à banda a quinta indicação ao prêmio (Thom Yorke e cia., contudo, nunca ganharam). Konnichiwa, de Skepta, Made in the Manor, de Kano, além dos discos de Laura Mvula, the 1975 e Anohni, entre outros, entraram na lista.

LEIA TAMBÉM

Saiba quem ganhou o Mercury Prize 2015

Saiba quem ganhou o Mercury Prize 2014

Saiba quem ganhou o Mercury Prize 2013

Em comunicado, os jurados sugeriram que uma coleção diversa de discos mostra características importantes: “Isso é música para fazer sentido nesses nossos tempos preocupantes – profundos, nervosos, reflexivos e vibrantes. Os ‘Álbuns do Ano’ do Hyundai Mercury Prize de 2016 são marcados pela ambição musical, instrumentação inesperada e arranjos surpreendentes.”

A divulgação da lista marca o primeiro passo na determinação de quem ganha o prêmio. O comitê – que inclui Jarvis Cocker, a apresentadora da Radio 1, Annie Mac, entre outros – ainda vai diminuir a lista para seis discos. Pela primeira vez, um deles vai ser determinado por voto popular. Todos os cidadãos do Reino Unido podem entrar no site para votar.

A cerimônia de entrega será transmitida ao vivo em 15 de setembro e dará £ 25 mil ao vencedor. No ano passado, o cantor e compositor Benjamin Clementine levou o prêmio.

Indicados ao Mercury Prize 2016

Anohni, Hopelessness

Bat For Lashes, The Bride

David Bowie, Blackstar

Jamie Woon, Making Time

Kano, Made in the Manor

Laura Mvula, The Dreaming Room

Michael Kiwanuka, Love & Hate

Radiohead, A Moon Shaped Pool

Savages, Adore Life

Skepta, Konnichiwa

The 1975, I like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it

The Comet Is Coming, Channel the Spirits