Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Michael Lang, co-criador do festival Woodstock, morre aos 77 anos

Organizado por Michael Lang, Woodstock foi maior festival de contracultura nos Estados Unidos e marcou anos 1960

Redação Publicado em 10/01/2022, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Lang (Foto: Michael Loccisano / Getty Images)
Michael Lang (Foto: Michael Loccisano / Getty Images)

Michael Lang, co-criador do maior festival de contracultura dos Estados Unidos - o Woodstock, morreu no último sábado, 8, por conta de câncer raro, segundo a CNN. O produtor estava no hospital Sloan Kettering em Nova York, Estados Unidos.

Michael Pagnotta, representante e amigo de Lang, confirmou a morte no Twitter e prestou homenagem ao produtor. Também divulgou comunicado da família à imprensa, por meio do qual explicou a causa da morte: "Uma forma rara de linfoma não Hodkging," um tumor no sistema linfático.

+++ LEIA MAIS: Entrevista: "Fizemos tudo que estava ao nosso alcance", diz organizador do Woodstock 50

"Lamentamos a morte do lendário ícone do Woodstock e amigo de longa-data, Michael Lang, aos 77 anos após doença. Descanse em paz," Pagnotta escreveu.

Lang deixou os cinco filhos, Harry, Laszlo, LariAnn, Shala e Molly - além da esposa, Tamara - segundo o comunicado emitido.

+++ LEIA MAIS: Por que Led Zeppelin recusou tocar em Woodstock?


Michael Lang e o Woodstock

Lang foi um dos criadores do Woodstock - realizado entre 15 a 18 de agosto de 1969, em Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O festival tinha, entre outras atrações, Jimi Hendrix, Santana, Janis Joplin e The Who. Foram mais de 30 bandas e um público de 400 mil pessoas. O evento é um dos principais marcos da contracultura e do movimento hippie americano dos anos 1960.

O festival teve duas sequências oficiais. Em 1994, com Nine Inch Nails, Red Hot Chili Peppers e Candlebox. Cinco anos depois, aconteceu o Woodstock 1999, marcado por tumultos e interrupções nas apresentações.

+++ LEIA MAIS: Relembre o show de Jimi Hendrix no Isle of Wight, a versão britânica do Woodstock

Em 2019, para comemoração de 50 anos do evento, Michael Lang tentou realizar novo Woodstock. Jay Z, Black Keys, Imagine Dragons, Halsey e Miley Cyrus estavam entre as atrações, mas a perda de investidores levou ao cancelamento da edição especial.