Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ministra Damares tentou ativamente evitar aborto de criança de 10 anos

Investigações foram pedidas para Polícia Federal sobre envolvimento de Damares

Redação Publicado em 21/09/2020, às 17h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na Ilha do Marajó (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na Ilha do Marajó (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Folha de S. Paulo publicou nesta segunda, 21, um texto no qual afirma que Damares Alves, ministra responsável pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, tentou impedir o aborto legal de uma menina de 10 anos que engravidou depois de ser estuprada pelo tio.

O caso ganhou notoriedade nacional e despertou polêmicas em relação ao aborto. Legalmente, a criança tem direitos de abortar pelos dois motivos previstos por lei: risco de vida da gestante e gravidez resultada de estupro. Mas várias figuras tentaram impedir.

+++ LEIA MAIS: Como o estupro é romantizado na cultura pop - e não podemos mais aceitar isso

De acordo com a Folha, Damares queria mover a criança do Espírito Santo, onde morava, para um hospital em Jacareí. Lá, a menina aguardaria o desenvolvimento do feto até o momento do parto - numa entrevista com Pedro Bial, a ministra sugeriu uma cesárea.

Para evitar o aborto, de acordo com o jornal, Damares mandou representantes tentarem retardar o a interrupção da gestação. Isso incluiu reuniões com os responsáveis pelo procedimento, e promessa de ajudar o conselho tutelar do lugar. A ministra participou, em calls, de pelo menos uma dessas reuniões.

+++ LEIA MAIS: Jessie Cave, de Harry Potter, desabafa sobre estupro que sofreu aos 14 anos: 'As pessoas não falam o suficiente sobre abuso sexual e trauma'

Além dessas acusações, também houve diversas declarações da ministra contra o procedimento, e acusações de pessoas ligadas a ela de tentar impedir o caso. Um desses nomes é Sara Giromini. Ela divulgou o nome da criança e o endereço do hospital na qual foi acolhida, e convidou grupos religiosos para intimidar a menina. Militares também foram convocados para a vigília. André Mendonça, ministro da Justiça, recebeu um ofício com um pedido de investigação pela Polícia Federal.

A menina, por outro lado, também recebeu muito apoio. Ela era estuprada desde os seis anos pelo tio, e diversas pessoas sentiram pelos abusos infantis duradouros. Enviaram presentes e dinheiro. A criança e a família estão no programa de proteção do governo sob novos nomes e endereço, e o estuprador foi detido.


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE