Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre o designer Fernando Campana, aos 61 anos

A trágica notícia foi confirmada pelo Estúdio Campana através das redes sociais, na noite desta quarta-feira, 16

Redação Publicado em 16/11/2022, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernando Campana (Foto: Divulgação/ Youtube/ Tok&Stok)
Fernando Campana (Foto: Divulgação/ Youtube/ Tok&Stok)

Grande arquiteto e designer, Fernando Campana faleceu nesta quarta-feira, 16, segundo divulgado pelo Estúdio Campana no Instagram, na noite de hoje. Formado em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, Fernando tinha 61 anos. Não foram divulgados mais detalhes sobre a tragédia.

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana, em São Paulo”, afirmou o curto anúncio. “Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento.”

+++LEIA MAIS: Morre Paulo Mendes da Rocha, premiado arquiteto brasileiro, aos 92 anos

Naturais de Rio Claro e Brotas, respectivamente, os irmãos Humberto e Fernando Campana ficaram conhecidos no universo do Design-Arte por criarem obras que discutem elementos do cotidiano. Autores de peças que ressignificam produtos sem valor, os irmãos são dois dos poucos artistas brasileiros que contam com peças autorais no acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Vencedores de diversos prêmios desde 1992, os Irmãos Campana são reconhecidos em todo o mundo por suas peças, conquistando méritos nos Estados Unidos, na França e na Espanha. Criadores de grandes obras, como as cadeiras Favela, Vermelha e Multidão, os irmãos brasileiros já ganharam até mesmo uma Ordem do Mérito Cultural, em 2012 — honraria concedida a personalidades do Brasil e de outros países em reconhecimento às suas contribuições para a cultura brasileira.

+++LEIA MAIS: Titãs critica Ditadura Militar; 'tem gente aí que deseja que volte, seria bom estudar um pouco'


Isabel do Vôlei

Outra grande tragédia desta quarta-feira, 16, foi a morte de Isabel Salgado, falecida durante a madrugada, aos 62 anos. A ex-jogadora de vôlei foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão. Na última segunda-feira (14), Salgado havia sido anunciada como integrante do governo de transição do esporte, do Presidente Lula (PT). Saiba mais clicando aqui.