Morre Paulo Mendes da Rocha, premiado arquiteto brasileiro, aos 92 anos

Paulo Mendes da Rocha foi um dos dois únicos brasileiros a ganhar o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial

Itaici Brunetti Publicado em 23/05/2021, às 16h47 - Atualizado às 16h58

None
Paulo Mendes da Rocha (Foto: divulgação)

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha morreu na madrugada deste domingo, 23, aos 92 anos. Ele estava internado em São Paulo, e o falecimento foi confirmada por seu filho, Pedro Mendes da Rocha, e pela assessoria de imprensa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR). A causa da morte não foi revelada. 

+++LEIA MAIS: Morre Paul Mooney, lenda da comédia, aos 79 anos

"Depois de projetar tantos edifícios em concreto e aço, meu pai foi projetar galáxias com as estrelas!", escreveu Pedro Mendes da Rocha, filho de Paulo Mendes da Rocha, nas redes sociais.

Nascido em Vitória, Espirito Santo, em 25 de outubro de 1928, e morador da cidade de São Paulo, Paulo Mendes da Rocha foi um dos mais premiados arquitetos do país e se tornou referência mundial. Entre os prêmios internacionais que conquistou estão um Leão de Ouro de Veneza, um Prêmio Imperial do Japão e uma Medalha de Ouro da União Internacional dos Arquitetos.  

Além disso, em 2006, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial e considerado o Nobel da área. Somente outro brasileiro recebeu o mesmo prêmio: Oscar Niemeyer, em 1988. 

De suas obras, as mais conhecidas são a reforma do Museu da Língua Portuguesa e da Pinacoteca do Estado, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), o Arco da Praça do Patriarca e o Sesc 24 de maio, todos na cidade de São Paulo. 

+++LEIA MAIS: Morre Charles Grodin, de Beethoven e Fuga à Meia-Noite, aos 86 anos

Fora do país, projetou o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, Portugal. Em 2020, anunciou a doação de mais de 6300 desenhos e cerca de 3 mil fotografias de seu acervo pessoal à Casa da Arquitectura, em Portugal.

Paulo Mendes da Rocha deixa a mulher, Helene, e os filhos Renata, Guilherme, Paulo, Pedro, Joana e Naná.

As informações são do G1 e da Folha de S. Paulo


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL