Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Papa Bento XVI aos 95 anos

Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, ficou marcado como primeiro papa a renunciar em quase 600 anos

Redação Publicado em 31/12/2022, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)
Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)

Joseph Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI, morreu neste sábado, 31, aos 95 anos. Após renunciar em 2013 - sendo o primeiro a tomar atitude em quase 600 anos - recebeu o título de Papa Emérito, enquanto Papa Francisco assumiu.

A saúde de Ratzinger piorou nos últimos anos. Na sexta, 30, Igreja informou que a condição dele era grave e instável, conforme apontado pelo G1. O Papa vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano.

+++ LEIA MAIS: Papa Francisco diz que Brasil não tem salvação: ‘Muita cachaça e pouca oração’

Perfil de notícias do Vaticano declarou que o corpo de Bento estará na Basílica de São Pedro para a "saudação dos fiéis a partir de 2 de janeiro."  O funeral acontece no dia 5, na Praça São Pedro, e será conduzido pelo Papa Francisco.

Ratzinger foi Papa durante oito anos. O último pontífice a renunciar sido Gregório XII, em 1415. Sua ação tinha como objetivo unificar a Igreja Católica após crises políticas. Bento, por outro lado, destacou que não tinha a força necessária para continuar no posto, embora não tenha sido específico.

+++LEIA MAIS: Como o papa Francisco vem inclinando a Igreja Católica em uma direção menos conservadora, ainda que sem grandes mudanças práticas

"É necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminui," declarou. O escândalo Vatileaks - vazamentos que revelaram corrupção, nepotismo e condutas sexuais que vão contra as normas católicas - também pode ter influenciado a decisão.