Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

New Order lança clipe com imagens do Muro de Berlim nos anos 1980

Vídeo traz pessoas de Berlim Ocidental protestando e dançando em registros feitos entre 1979 e 1989

Rolling Stone EUA Publicado em 22/02/2016, às 17h40 - Atualizado às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de um jovem no Muro de Berlim, exibida no clipe de "Singularity", do New Order - Reprodução/Vídeo
Cena de um jovem no Muro de Berlim, exibida no clipe de "Singularity", do New Order - Reprodução/Vídeo

O novo vídeo do New Order para “Singularity” – faixa serena de dance-rock do mais recente disco da banda, Music Complete (2015) – traz diversas imagens antigas e granuladas de pessoas em Berlim Ocidental fazendo motins, dançando e ficando peladas antes da queda do Muro de Berlim.

Artista “recria” 20 bandas icônicas – entre elas, o Joy Division – usando LEGO.

As cenas do clipe foram tiradas do documentário B-Movie: Lust and Sound in West Berlin 1989 – 1989, que contém imagens – a maioria inéditas – feitas no Muro de Berlim para filmes e para a TV. A trilha sonora do longa traz Sex Pistols, Einstürzende Neubauten, Nena, Die Toten Hosen e Joy Division, o grupo que deu origem ao New Order.

Assista ao clipe abaixo.

O protagonista do longa é Mark Reeder, um músico da cidade natal do New Order, Manchester (Inglaterra), que morou em Berlim durante os anos 1980, saiu em turnê com o New Order e lançou um single pela Factory Records produzido por Bernard Sumner. Um trailer do filme traz imagens semelhantes às do clipe de “Singularity”, mas com a narração e Reeder.

Integrantes do New Order estão desapontados com processo de Peter Hook contra a banda.

Lançado no ano passado, Music Complete foi o primeiro álbum do New Order sem o baixista fundador Peter Hook, que se separou dos antigos companheiros em 2007. Mas ele também dá boas vindas ao tecladista Gillian Gilbert, assim como a uma grande quantidade de convidados especiais.

Entre eles estão Brandon Flowers, Iggy Pop e Elly Jackson (La Roux), todos contribuindo com vocais no trabalho. Tom Rowlands (do Chemical Brothers) produziu duas faixas, “Unlearn This Hatred” e a própria “Singularity”. O designer colaborador de longa data do grupo, Peter Saville, que foi o diretor de arte do disco.