Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oliver Stone, que dirige filme sobre Edward Snowden, usará romance do advogado de Snowden no longa

Além da obra de ficção do advogado, o cineasta terá como base o livro Os Arquivos Snowden: A Historia Secreta do Homem Mais Procurado no Mundo

Redação Publicado em 10/06/2014, às 19h21 - Atualizado às 20h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oliver Stone - Ricardo Arduengo/AP
Oliver Stone - Ricardo Arduengo/AP

Após ser anunciado como diretor da adaptação do livro Os Arquivos Snowden: A Historia Secreta do Homem Mais Procurado no Mundo, o cineasta Oliver Stone comprou os direitos do novo romance do advogado de Edward Snowden, Time of the Octopus. Segundo o Variety, Stone deseja usar algumas partes da ficção no novo longa sobre o homem que revelou informações dos métodos de espionagem da NSA.

Oliver Stone comandará filme sobre Edward Snowden.

O livro, ainda a ser lançado pelo advogado de Snowden (o russo Anatoly Kucherena), conta uma história fictícia, mas com muitas semelhanças à realidade. No romance, um norte-americano que revelou esquemas de uma organização pública passa três semanas na área de trânsito do aeroporto de Moscou. Durante esse tempo, ele conta a um advogado russo o que o motivou a expor informações sigilosas sobre um esquema de espionagem dos Estados Unidos.

Com a compra dos direitos para utilizar em filme o romance do advogado, Stone deve se basear tanto na obra ficcional quanto na investigação do jornalista do The Guardian Luke Harding, publicada no livro Os Arquivos Snowden: A Historia Secreta do Homem Mais Procurado no Mundo, escrito em junho do ano passado. A investigação contém arquivos inéditos revelados por Snowden, que era ex-funcionário da CIA e da NSA.

“É um herói”, diz Oliver Stone sobre Edward Snowden.

Em entrevista à Variety, Stone disse: “Anatoly escreveu um romance russo no estilo ‘grande inquisidor’, ponderando a alma do ‘dedo-duro’ dele, Joshua Cold, em contraposto à gravidade da tirania de um ‘1984’ que tomou proporções mundiais”. “Suas considerações acerca do significado de poder totalitário no século 21 contribuem para uma história de terror assustadora”, completou.