5 motivos para assistir Better Days, indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar 2021 [LISTA]

Longa chinês retrata dificuldades de uma jovem vítima de bullying em um ambiente escolar de pressão extrema

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/04/2021, às 20h08

None
Better Days (Foto: Divulgação)

“Disciplina, trabalho duro, nenhum arrependimento” são os dizeres pendurados nas paredes de uma escola preparatória para o Gaokao, prova chinesa similar ao vestibular. Quem passou por um teste no fim do Ensino Médio, conhece a pressão. Na China, as exigências são extremas e a competitividade máxima é pré-requisito. Esse é o clima de Better Days (2019), filme de Kwok Cheung Tsang indicado ao Oscar 2021 como Melhor Filme Internacional.

Na década de 2020, filmes asiáticos ganharam mais reconhecimento no Oscar.Parasita, de Bong Joon Ho, levou o prêmio de Melhor Filme em 2020 e Minari, de Lee Isaac Chung, concorre à mesma categoria em 2021. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 motivos para assistir O Homem Que Vendeu Sua Pele, indicado a Melhor Filme Estrangeiro

Apesar de ter vindo do outro lado do mundo, BetterDays fala de assuntos globais. É profundo, sensível e de partir o coração. Veja cinco motivos para assisti-lo: 


Zhou Dongyu

A atriz de 29 anos ganhou reconhecimento em A Árvore do Amor (2010), do diretor Zhang Yimou. Interpreta Chen Nian, a protagonista, em uma performance desesperadora, sensível e visceral de uma vítima de um bullying cruel. A mãe da estudante é vendedora de cosméticos ilegais e nunca está em casa. Chen Nian lida com as pressões da escola e as agressões — físicas e verbais — sozinha. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 papéis para conhecer Glenn Close, indicada ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante

Desenvolve-se ao longo do filme, precisa amadurecer muito antes de outras meninas de sua idade. O fato de Zhou ter quase 30 anos e viver alguém do Ensino Médio, nesse caso, é positivo. Traz a profundidade e bagagem de um adulto para a mente da garota. A performance é elétrica, real e provoca imensa empatia em quem assiste.


Sentir na pele

Uma das frases mais impactantes de Chen Nian é: “Amigos não são necessários aqui [na escola].” O abuso é retratado de forma diferente de muitos outros filmes. É brutal, violento, sem nenhum filtro. O longa começa com o suicídio de uma das meninas da escola, Hu Xiaodie (Yifan Zhang), quem não aguenta a pressão de passar na prova de conclusão e, em cima disso, o bullying. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 filmes para conhecer a carreira de Carey Mulligan, indicada a Melhor Atriz por Promising Young Woman [LISTA]

O acontecimento impacta muito Chen Nian, quem, após cobrir o corpo da menina morta com um casaco, torna-se o próximo alvo das meninas malvadas. A partir de então, não consegue passar um dia sem tormento, perseguição após a aula ou agressão nos corredores. Também pela performance de Zhou Dongyu, sentimos profundamente como é ser alvo de adolescentes más.


Angústia

BetterDays é desses filmes para não ficar confortável em nenhum momento. As cenas de agressão e a atuação de todos os envolvidos — desde a tristeza de Chen Nian à frieza de Wei Lai(Zhou Ye), a líder das abusadoras — são angustiantes e provocadoras.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Promising Young Woman, indicado a Melhor Roteiro Original

O longa questiona o sistema de ordem e rigidez escolar encorajado na China. É uma mensagem necessária para um país onde essa estratégia Darwiniana de seleção natural do “mais forte” ainda prevalece.


Superação

A situação de Chen Nian começa a melhorar (mas nem tanto assim) quando conhece o jovem delinquente Xiao Bei (Jackson Yee). Desenvolvem um relacionamento sutil de proteção e confiança e, quase sem perceber, romance. Solidarizam-se um com o outro e, apenas nesses momentos de intimidade, são vulneráveis.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades sobre O Tigre Branco, indicado a Melhor Roteiro Adaptado [LISTA]

A primeira cena do filme mostra Chen Nian adulta, professora de inglês em uma escola. Escapou dos demônios do passado e voltou justamente ao lugar que a assombrou, verdadeiro sinal de superação. Muito disso se deve à relação com Xiao Bei, primeiro amigo de verdade.


Qualidade técnica

O filme é bastante silencioso, especialmente no começo, quando Chen Nian não tem com quem conversar. As únicas brechas são as cenas de intensa violência. Apesar de ser ambientado em uma cidade ocupada, a estética é cinzenta e amarelada, chuvosa e com pouca vida durante o dia. De noite,  quando a protagonista está com Xiao Bei as cores se tornam vivas e a cidade também. O clima do longa reflete e dialoga com a vida de Nian em diferentes momentos. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: quem tem mais chance de ganhar as principais categorias da noite?


ATENÇÃO: Aqui no Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza gratuitamente apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar. Contato disponível pelo telefone 188 ou por meios online (e-mail, chat, Skype) com dados disponíveis no site https://www.cvv.org.br/


Assista ao trailer de Better Days:


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL