Ouça o tributo do Metallica a Ronnie James Dio

“Ronnie Rising Medley” tem nove minutos com quatro canções do Rainbow, ex-banda de Dio

KORY GROW Publicado em 24/03/2014, às 19h50 - Atualizado às 20h54

Metallica
AP

O Metallica não se contentou em fazer apenas uma cover para o tributo a Ronnie James Dio, This Is Your Life - a banda fez quatro. Sob o nome de “Ronnie Rising Medley”, a contribuição do Metallica traz quatro músicas retiradas do repertório do icônico grupo de metal de Dio nos 1970, o Rainbow.

Debaixo de chuva, Metallica faz um dos shows mais vigorosos que já realizou no Brasil.

O material completo será lançado no dia 1º de abril, contando ainda com versões de Motorhead, Tenacious D e Anthrax, além de um supergrupo com membros do Judas Priest, Slipknot e das bandas de Dio (que englobam integrantes do Rainbow, Black Sabbath e da banda que o acompanhava em carreira solo). A homenagem não é apenas um tributo ao cantor, que morreu de câncer de estômago em 2010, mas é também um esforço para arrecadar dinheiro para pesquisas relacionadas ao câncer.

As músicas escolhidas pelo Metallica foram selecionadas de um período da carreira de Dio que significa muito para o baterista Lars Ulrich, que viu o grupo múltiplas vezes quando era jovem em Copenhague, na Dinamarca. “A música de Ronnie, e tudo que ele era, foi parte da minha vida”, disse Ulrich à Rolling Stone EUA.

“A música do Dio é grande parte do DNA do Metallica, o hard rock mais pesado, nervoso e baseado no blues dos anos 1970”, ele disse. “Não foi nenhum esforço juntar isso, porque é algo que faz parte da nossa formação. Eu não me lembro de sentar em uma reunião da banda decidindo o que tocar. Alguém começa a tocar ‘Stargazer’ e daí para tudo que veio depois, ‘Tarot Woman’, 'Kill the King', 'A Light in the Black' – é um pulo”.

Metallica mostra versão de estúdio de “Lords of Summer”; ouça.

O processo de juntar um medley como “Ronnie Rising” é natural para a banda, segundo Ulrich, porque é próximo da maneira com que o Metallica funciona com a própria música, algo que eles fizeram recentemente com a nova canção “Lords of Summer”. “Nós amamos fazer esse tipo de coisa – onde começa e onde para, dinâmicas e tudo”, ele disse.

Assim como tem sido com as muitas gravações de cover feitas pelo Metallica ao longo dos anos, Ulrich diz que o objetivo do grupo não é tanto fazer uma cópia das gravações de Dio, mas sim demonstrar respeito por aquilo. “Você só tenta e faz sua própria coisa, respeitosamente, à sombra dessas lendas”, disse o baterista. “Se torna mais uma coisa de admiração e respeito do que tentar copiar a música”.

Ouça abaixo o medley do Metallica que está no tributo a Ronnie James Dio: