Por que o rosto de Voldemort, vilão de Harry Potter, é tão desfigurado?

Entenda o que a maldade tem a ver com a aparência do bruxo das Trevas

Redação Publicado em 28/08/2019, às 19h06

None
Voldemort (Foto: divulgação)

A careca e o nariz deformado chamam a atenção para Voldemort, transformando o vilão Harry Potter em uma figura ainda mais terrível. E todas essas características não foram escolhidas aleatoriamente: têm a ver com a sua maldade, como explicou o portal Looper em um artigo.

+++LEIA MAIS: Parabéns, Harry Potter: Como é a vida do bruxo aos 39 anos?

O que sabemos é que o look preto gótico e a face deformada fazem do vilão um personagem inesquecível. Segundo o Looper, para entendermos a aparência de Tom Marvolo Riddle, não podemos esquecer de suas origens. E qual seria a história do Bruxo das Trevas?

Começa com a bruxa Merope Gaunt, mãe do vilão, que enfeitiçou o trouxa Tom Riddle, pai de Voldemort para que ele se apaixonasse por ela. O feitiço acabou tendo consequências: o nascimento do mais conhecido bruxo das trevas. Enquanto Tom vivia sendo pai de uma família de trouxas, Merope tinha outra realidade: uma bruxa conhecida no mundo mágico e com aparência desagradável. 

+++LEIA MAIS: Série para TV de Harry Potter já está em produção, afirma site

A aparência de Marope, causada pelos incestos entre famílias de puro-sangue bruxo, não atraia o belo Tom, por isso, quando o feitiço deixou de ser realizado, o pai de Voldemort abandonou a mãe. 

Apesar da história conturbada, o filho do casal puxou o pai: Tom Marvolo Riddle nasceu muito bonito, e logo após o nascimento, foi deixado em um orfanato pela mãe.

Mesmo quando ainda era pequeno, Tom já demonstrava sua personalidade cruel e manipuladora, assim como já dava indícios de suas habilidades mágicas. Voldemort era extremamente sedutor quando jovem, o que o ajudava socialmente.

+++LEIA MAIS: Tom Felton ensina Emma Watson a tocar violão em mini-reunião de Harry Potter

Tom entrou em Hogwarts, fez parte da Sonserina, liberou o Basilisco e outras desventuras que são contadas nos livros e nos filmes. E ao decorrer dos anos, quando Tom resolveu realmente seguir sua vocação para o mal, deixou de lado as aparências. Enquanto se dedicava mais e mais à magia das trevas, foi perdendo a humanidade. 

Os experimentos sombrios do bruxo, assim como a relação com as cobras e a quebra de sua alma para a criação das Horcruxes foi tornando Voldemort o pior de si mesmo, e não foi diferente com sua aparência. 

Mas, se estava ficando com o rosto desfigurado, porque Tom não parava? O ódio ao pai trouxa era mais forte que sua aparência. E assim foram se passando os anos até Voldemort não ter mais nenhum vestígio de humanidade, tanto como pessoa quanto na aparência.  

A história de Voldemort vai muito além disso, com seu exílio, sumiços e comensais da morte. Mas a principal causa de sua aparência está clara: tem a ver com a sua maldade. 

+++ A playlist da Drik Barbosa - De Emicida a Erykah Badu