Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tempestade de poeira invade Franca, interior de São Paulo; assista

Embora seja um "evento natural" devido às condições do clima, tempestade de poeira assustou moradores

Redação Publicado em 27/09/2021, às 09h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nuvem de Poeira (Foto: Reprodução/YouTube)
Nuvem de Poeira (Foto: Reprodução/YouTube)

Neste domingo, 26 de setembro, uma tempestade de areia atingiu o interior de São Paulo e assustou moradores de cidades como Franca, Ribeirão Preto, Jales, Presidente Prudente, Araçatuba, e até mesmo em algumas cidades de Minas Gerais que fazem divisa com o Estado foram atingidas.

Conforme relata a Defesa Civil, o fenômeno ocorre devido à falta de chuva, na qual o solo seco na região faz com que fortes rajadas de vento - a quase 100 km/h - levantem a poeira. Segundo informações do Estadão, a meteorologista Estael Sias, da MetSul, explicou ser um fenômeno comum em países da Ásia, conhecido por "haboob".

+++LEIA MAIS: Festival nos EUA, Bonnaroo é cancelado por causa de furacão Ida

De acordo com Estael: "Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram," explicou ao Estadão.

Diversas fotos assustadoras dominaram as redes sociais após o ocorrido deste domingo. Com a nuvem de poeira, o dia ficou parecendo noite em alguns municípios do interior. O Metsul, via Veja, disse que as imagens de satélite apresentam a formação de diversas áreas de instabilidade relacionadas ao calor intenso da região - a qual estava sob alerta de tempestades com até 30 milímetros de chuva por hora, além de risco de granizo.

+++LEIA MAIS: Homem faz bate-cabeça solitário durante furacão nos EUA; assista

Embora seja um fenômeno natural, Estael comenta que não é comum no sudeste brasileiro. Ainda, diz que a areia se dissipa naturalmente. Ela explica: "O vento que segue da tempestade vai ajudando a espalhar mais essa areia e ela se dissolve, como o processo do nevoeiro, que é lento, mas ajudado pelo próprio vento."

Veja as imagens:

+++LEIA MAIS: Tempestade em Nova York e Nova Jersey deixa 9 mortos; governadores declaram estado de emergência

Assista: