Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Town: Detonautas prepara show especial que remonta trajetória da banda [ENTREVISTA]

Com Vitor Kley como convidado especial, show acontece no dia 9 de setembro no palco The One

Detonautas (@jvportugal)
Detonautas (@jvportugal)

A poucos dias de se apresentar no The Town, Tico Santta Cruz, vocalista do Detonautas, falou à Rolling Stone Brasilsobre a preparação para o espetáculo. Com 20 anos de banda recém completados, o cantor classifica o evento como uma oportunidade incrível.

“É sempre ama chance muito boa de poder  de estar com grandes artistas, num evento internacional, com uma divulgação incrível,” ele completa falando sobre a escolha do repertório: “Vitor Kleyvai ser nosso convidado e estamos preparando algo bem legal, com os hits do Detonautas, entendemos que as pessoas estão lá para cantar e se divertir.”

+++LEIA MAIS: Detonautas 'faz as pazes com passado' em Acústico que celebra 20 anos de banda [ENTREVISTA]

Além disso, “Aposta,” música inédita lançada no projeto que comemora o aniversário da banda, intitulado Acústico 20 Anos - O Amor Não Tem Inimigos(2023), também será apresentada. Para a apresentação, a banda e sua equipe buscam uma maneira de lembrar toda a trajetória das últimas duas décadas, para isso está sendo preparado um conteúdo especial, que deve ser transmitido nos telões do palco The One, onde a banda se apresenta no dia 9 de setembro de 2023. 

Estamos buscando um conteúdo de telão que remeta ali ao início do Detonautas, a fase 1997 a 2000, com elementos surpresa que vamos deixar para o dia e acho que vai gerar uma conexão muito interessante entre o público e a banda, porque remete, com certeza, àquela fase que boa parte do público, provavelmente viveu.”

No momento o foco da banda é a apresentação no festival, mas paralelamente a isso o Detonautas, tem lançado semanalmente no YouTube as músicas do acústico comemorativo. Na última sexta, 25, a banda disponibilizou um EP com o segundo volume das faixas gravadas no projeto especial.

+++LEIA MAIS: Detonautas comemoram 20 anos de carreira em grande show no RJ

Em setembro de 2023, a última parte dessa trilogia estará disponível para público. “Temos trabalhado nesse conteúdo, que é muito bonito e tem dado um resultado muito bacana e a nossa previsão é que a gente se organize para começar essa turnê do acústico no ano que vem,” explicou o vocalista.

Sobre a escolha de Vitor Kley como convidado no festival, Tico conta que a banda entendeu que o cantor gaúcho era uma boa escolha para criar um conteúdo interessante para o evento, além de fazer um intercâmbio entre os públicos dos dois. 

Eu gosto muito do Vitor, o Detonautas se identifica, já tocamos uma vez juntos em outra oportunidade. Temos uma relação de muita simpatia, respeito e carinho por ele e sabemos que ele também é fã da banda. Essa junção vai ser muito bacana de colocar em prática no palco.”

+++LEIA MAIS: Detonautas anuncia show e gravação de DVD para celebrar 20 anos

O cantor se mostrou antenado às novidades do cenário musical, seja pelas redes sociais, ou por influência dos filhos — Tico conta que escuta muito o que sua filha está ouvindo. Dentro do rock, o cantor entende que há um movimento de revisitação de artistas de outras gera, o que ele classifica positivo.

“Ficamos na expectativa de que esse momento possa gerar uma oxigenação para a cena e novos artistas apareçam,” disse. Tico ainda cita a banda italiana Måneskin como uma grande promessa: “Eu acho bem legal o trabalho deles, mas acho que ainda estamos muito conectados com o que foi feito no passado, com Red Hot Chilli Peppers, Roger Waters, clássicos que continuam movimentando multidões.”

+++LEIA MAIS: The Town: Joss Stone substituirá Liam Payne o festival

Quando questionado sobre as diferentes gerações que acompanham a banda, Tico percebe que é possível perceber nos shows, pelo menos, duas gerações. Em eventos abertos, que permitem a entrada de crianças e adolescentes, a banda recebe muitas famílias. Essa renovação é, segundo o cantor, é uma boa maneira de manter o gênero popular e entende como uma responsabilidade manter o contato, seja por meio de entrevistas e programas de TV, para manter o rock acessível.

O vocalista falou ainda sobre a transição das mídias físicas para as plataformas digitais pela qual a indústria fonográfica passou nos últimos anos: “Podemos dizer que vivenciamos, nesses últimos 20 anos, todos os formatos disponibilizados pela tecnologia. Desde CD e o DVD, passando pelo Napster e pelas plataformas para download de música, até a aparição dos streamings de forma mais organizada.’’

+++LEIA MAIS: Yeah Yeah Yeahs, atração do The Town, já dividiu apê com Metric, banda do Primavera Sound SP

O momento atual é, para o cantor, positivo, tendo em vista a distribuição dos streamings, do ponto do público. “Tudo é muito mais rápido, mais acessível, então acho que conseguimos entender bem como é essa dinâmica e essa forma de se consumir música. E é por isso que temos 20 anos, se não tivéssemos conseguido nos adaptar, teríamos ficado pelo caminho.”

Tico falou também sobre a importância de estar conectado nos movimentos da tecnologia, considerando a criação de conteúdo para redes sociais, por exemplo. No entanto, ele ressalta que esse avanço acontece no tempo certo para que a banda possa produzir de maneira mais orgânica e sem a necessidade de seguir trends.

+++LEIA MAIS: Verdadeiros nomes dos artistas que irão se apresentar no The Town