Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Corte do diretor

Zack Snyder elogia o uso de bots em campanha pela liberação do Snyder Cut

Fãs usaram os robôs para reivindicar o acesso ao corte do diretor de Liga da Justiça

Zack Snyder (Foto: Andreas Rentz/Getty Images for Netflix)
Zack Snyder (Foto: Andreas Rentz/Getty Images for Netflix)

No início de 2023, um relatório da WarnerMedia revelou que fãs usaram bots para impulsionar a campanha pela liberação do corte de Zack Snyder do filme da Liga da Justiça(2017) — o Snyder Cut foi lançado posteriormente, em 2021. O movimento feito pelos admiradores do cineasta, e impulsionado pelos robôs, acabou se mostrando um tanto problemático, levando a taques online, assédio cibernético e ameaças de morte contra executivos da Warner Bros.

Snyder comentou sobre o episódio em conversa com o Hollywood Reporter: "A verdade é… Não importa. O filme foi feito”, disse Snyder. “Se eles fossem inteligentes o suficiente para empregar bots nisso, então eles venceriam. Esse filme não existe — e existe”, disse. O relançamento do filme rendeu mais de US$ 100 milhões ao estúdio. 

+++LEIA MAIS: Zack Snyder diz que não entende ataques de ódio contra Amber Heard

A diretora de informação e diretora de tecnologia da empresa de software de segurança cibernética Q5id, Berta Wanta, examinou dados do SnyderVerse — como se chamam os fãs engajados na campanha — de meses antes da liberação do filme. “Existem certos padrões que os bots emitem e que vimos aqui”, disse ela à Rolling Stone EUA no ano passado.

“Eles chegam quase ao mesmo tempo em grande número. E muitas vezes a origem de milhares ou mesmo milhões de mensagens pode ser atribuída a uma única fonte ou duas. Às vezes, eles podem ser rastreados até servidores incomuns em países remotos. E o conteúdo deles será precisamente semelhante,” completou.

+++LEIA MAIS: Como Zack Snyder, de Rebel Moon, curou o vício em Fortnite?

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!