Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Tsunami no Brasil? Vulcão espanhol entra em alerta de erupção- e o que significa estado amarelo

Segundo pesquisadores, dependendo da erupção do vulcão, um tsunami pode atingir todas as Américas, inclusive o Brasil

Redação Publicado em 16/09/2021, às 12h29 - Atualizado em 18/09/2021, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista de cima do Vulcão Cumbre Vieja(Foto: NASA astronaut, Divulgação)
Vista de cima do Vulcão Cumbre Vieja(Foto: NASA astronaut, Divulgação)

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entrou em alerta amarelo de erupção após autoridades espanholas avaliarem as atividades sísmicas da região — e o Brasil, principalmente o Norte e Nordeste do país, pode ser afetado caso haja uma explosão.

Adormecido há décadas, o vulcão está a 4.462 quilômetros de São Luís, no Maranhão, e deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. Segundo pesquisadores, o Cumbre Vieja tem uma potência capaz de gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.

+++LEIA MAIS: Novo documentário sobre Jimi Hendrix terá como foco show lendário no pé do vulcão Haleakala

Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami:

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima," afirmou.

+++ LEIA MAIS: Festival nos EUA, Bonnaroo é cancelado por causa de furacão Ida

Níveis de alerta

A mudança do nível verde para amarelo que ocorreu é um sinal para "uma ação preventiva diante de um risco moderado de atividade," segundo o Metsul. "Quando acionado, a população é orientada para ficar atenta a uma mudança na situação, além de se intensificar a vigilância e monitoramento da atividade vulcânica e sísmica."

A escala também conta com os níveis laranja, no qual "é decretado o alerta máximo para fenômenos que precedem uma erupção iminente," e o vermelho, que confirma uma erupção e anuncia uma emergência.

+++LEIA MAIS: Brasil decide enviar bombeiros e insumos para o Haiti, diz Itamaraty

Aumento de movimentos sísmicos

Contudo, segundo o site Metsul, a região de La Palma enfrenta um aumento significativo nos movimentos sísmicos que aumenta o alerta para os países.

"Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros."

+++ LEIA MAIS: Tempestade em Nova York e Nova Jersey deixa 9 mortos; governadores declaram estado de emergência

Diversos pesquisadores e estudos confirmaram a hipótese de que um tsunami pode ser gerado por uma erupção explosiva do vulcão. Uma pesquisa feita na UFPR pelo geólogo Mauro Gustavo Resse Filho explicou que a erupção pode causar um deslocamento de massa:

“Este movimento, por sua vez poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e atingirá praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada,” afirma o pesquisador.

+++LEIA MAIS: O dia que Two Door Cinema Club tocou tão bem que causou terremoto na Inglaterra [FLASHBACK]

Níveis baixos de tsunami

Segundo informa o site GZH Ambiente, especialista em fenômenos climáticos, o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), Marcelo Assumpção, diz que as chances de um tsunami acontecer no Brasil são baixas. Para tal, a atividade vulcânica teria de ser excepcional para derrubar uma parte da ilha e provocar um deslizamento gigantesco em direção ao mar.

O coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Anderson Nascimento, também reforçou que a probabilidade de um tsunami atingir terras brasileiras é pequena. 

"A atividade vulcânica na região das Canárias é comum e monitorada. Na região do Atlântico, não existe nenhum sistema alerta de tsunami porque o risco é baixíssimo para isso ocorrer – disse Anderson.  "A probabilidade é muito pequena porque para emitir um alerta de tsunami é preciso saber qual foi o terremoto e qual tipo de fenômeno o provocou para poder calcular como o tsunami vai se propagar. Tão importante quanto isso, é saber como essas ondas, de um eventual tsunami, vão chegar às costas dos países."

"No caso do Brasil, esse risco é muito pequeno," afirmou o sismólogo. 

+++ LEIA MAIS: Radiohead fará show beneficente na Itália após terremoto de 3,9 graus atingir o país