Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Acusado de atentado ao Porta dos Fundos tenta asilo na Rússia, mas é negado

Ataque ocorreu na véspera de Natal de 2019

Felipe Grutter | @felipegrutter (com supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 28/01/2021, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo do Porta dos Fundos (Foto: Divulgação) e Eduardo Fauzi Richard Cerquise (Foto: Divulgação)
Logo do Porta dos Fundos (Foto: Divulgação) e Eduardo Fauzi Richard Cerquise (Foto: Divulgação)

Eduardo Fauzi Richard Cerquise, um dos suspeitos de ter atacado a sede do Porta dos Fundos, canal do YouTube com esquetes de humor, pediu asilo político na Rússia, mas país negou. O atentado aconteceu na véspera de Natal em 2019, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação é do Catraca Livre.

O grupo, de cerca de quatro pessoas, havia lançado bombas caseiras incendiárias, também conhecidas como Coquetel Molotov, na sede da empresa. O atentado aconteceu por volta das 4h e causou danos materiais no quintal e na recepção da sede. Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida. Um segurança, presente no momento, conseguiu conter o incêndio.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Este ataque aconteceu por conta do especial de Natal do Porta dos Fundos de 2019, intitulado A Primeira Tentação de Cristo, o qual retrata Jesus Cristo como homossexual. A produção gerou revolta em conservadores, líderes religiosos e alguns políticos.

Preso desde o dia 4 de setembro de 2020 na cidade de Ecaterimburgo, na Rússia, Fauzi aguarda extradição para o Brasil (via Sputnik Brasil). O brasileiro, no mesmo mês em que foi detido, tornou-se réu por conta do crime de tentativa de homicídio contra a segurança da sede da Porta dos Fundos.

+++LEIA MAIS: Carlinhos Brown relembra show polêmico no Rock in Rio 2001 [ENTREVISTA]

"A motivação religiosa do ato terrorista está estampada na petição apresentada pelo advogado do próprio denunciado, onde está expressamente registrada a insatisfação deste último com a veiculação, através da plataforma de vídeos Netflix, da encenação intitulada A Primeira Tentação de Cristo, produzida pela Porta dos Fundos, onde, segundo ele, teria ocorrido o 'escárnio' de importantes personagens do catolicismo," disse o procurador Fernando Aguiar em denúncia assinada.


+++ OS PIORES FILMES DE 2020 | ROLLING STONE BRASIL