Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Vacina Coronavac é eficaz em crianças a partir de 3 anos, aponta estudo

Voluntários de 3 a 17 anos participaram do estudo com a Coronavac, que mostrou resposta imunológica em 96% dos participantes

Redação Publicado em 29/06/2021, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Cientistas do laboratório SinoVac publicaram nesta terça, 29, um estudo que afirma a eficácia e segurança da Coronavac em crianças e adolescentes. Em 4 de junho, a China autorizou a vacinação em crianças a partir de 3 anos - e os resultados do ensaio clínico mostram agora que, além de seguro, o imunizante é eficaz.

Segundo o G1, um artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que 96% dos 550 voluntários entre 3 e 17 anos produziu anticorpos contra a Covid-19 após tomar duas doses do imunizante em um intervalo de 28 dias.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

Apesar do resultado, o estudo ainda não confirma a eficácia da vacina nessa faixa etária. Os cientistas poderão afirmar a porcentagem de imunização apenas após a última etapa deste estudo, que atualmente está nas fases um e dois.

Para as etapas atuais do ensaio clínico, determinou-se aleatoriamente quem tomaria placebo e quem recebe a vacina. Ainda, foram testadas duas quantidades por dose: 1,5 µg ou 3 µg, e observou-se que a resposta imunológica é mais forte com a quantidade maior.

+++LEIA MAIS: SinoVac pediu fim de ataques de governo Bolsonaro à China para evitar atraso de insumos da Coronavac

Ainda, o estudo afirmou que a resposta imunológica entre crianças e adolescentes foi maior que em adultos ou idosos - resultado semelhante às descobertas de outros laboratórios responsáveis por vacinas contra aCovid-19.

Apesar de todas as conclusões, cientistas apontam para limitações do estudo, como pequeno número de participantes, todos os voluntários da etnia Han e falta de dados sobre a resposta imunológica a longo prazo.


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL