Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Governo dos EUA conclui retirada de tropas do Afeganistão; Talibã comemora com tiros

Os últimos aviões dos EUA deixaram o Afeganistão na segunda, 30, após 20 anos de guerra

Redação Publicado em 31/08/2021, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados norte-americanos no Afeganistão em 2014 (Foto: Scott Olson/Getty Images)
Soldados norte-americanos no Afeganistão em 2014 (Foto: Scott Olson/Getty Images)

Os Estados Unidos concluíram a retirada de tropas do Afeganistão na segunda, 30. Após 20 anos de guerra, termina a presença militar norte-americana no país, que volta a ser dominado pelo Talibã.

Conforme publicado pela BBC, o fim da presença de tropas norte-americanas ocorreu um dia antes ao prazo estabelecido por Joe Biden e o Talibã: 31 de agosto. Com a decolagem do último avião às 23h59 (16h29 em Brasília), o grupo fundamentalista islâmico que agora domina toda Kabul, capital do Afeganistão, comemorou com tiros.

+++LEIA MAIS: O que é o Talibã e como ele assumiu o controle do Afeganistão

O Talibã assumiu o poder do país em meados de agosto, após o início das retiradas de tropas norte-americanas determinada pelo presidente dos EUA Joe Biden. Desde que o grupo chegou à capital Kabul, 123 mil civis foram retirados de solo afegão pelos Estados Unidos.

Segundo o general Frank McKenzie, via BBC, as pessoas retiradas do país eram norte-americanas, afegãs ou de outras nacionalidades. O profissional ainda acrescentou: "Cada um dos militares americanos em serviço está agora fora do Afeganistão".

+++LEIA MAIS: Por que Biden decidiu retirar soldados dos Estados Unidos do Afeganistão?

Os porta-vozes do Talibã, como Zabihullah Mujahid e Qari Yusuf, deram entrevistas e publicaram mensagens nas redes sociais comemorando a saída dos norte-americanos. Segundo eles, o Afeganistão se tornou "totalmente livre e independente".

A Folha de S. Paulo afirmou que, durante a madrugada, tiros e fogos foram ouvidos na capital Kabul, em comemoração ao fim da presença militar norte-americana no país. No entanto, a saída das tropas dos EUA foi marcada por muita confusão e ataques.

+++LEIA MAIS: Talibã, Estado Islâmico, Al-Qaeda: semelhanças e diferenças

O Estado Islâmico promoveu ataques à bomba nos arredores do aeroporto de Kabul que levaram a mais de 180 mortos em um momento que a população se aglomerava para conseguir evacuar do país. Além disso, os EUA atacaram com drone um veículo que estaria levando bombas ao aeroporto — e a ação matou civis.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!