Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Biden decidiu retirar soldados dos Estados Unidos do Afeganistão?

Atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden decidiu seguir com acordo de Donald Trump e retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão

Redação Publicado em 17/08/2021, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden (Foto: Getty Images / Anna Maneymaker)
Joe Biden (Foto: Getty Images / Anna Maneymaker)

Em 2020, os Estados Unidos deram início ao plano de retirar os militares norte-americanos do Afeganistão e, logo em seguida, o Talibã avançou pelo país e tomou o controle da capital Cabul no último domingo, 15, de acordo com a BBC News Brasil.

Mas, afinal, por que os EUA decidiram sair do Afeganistão? Bom, primeiro precisamos entender o motivo do país ter instalado a força militar dele na região. Em 2001, depois dos ataques de 11 de setembro, os EUA e aliados entraram no país e retiraram o Talibã do poder - grupo acusado de apoiar a Al-Qaeda, segundo o G1.

+++ LEIA MAIS: Sem estudo, trabalho, dirigir e sendo apedrejadas: a vida da mulher governada pelo Talibã

Em 2020, Donald Trump fez um acordo com os líderes do Talibã para retirar as tropas do Afeganistão até maio de 2021. Na época, o grupo se comprometeu a combater a Al-Qaeda - grupo de Osama Bin Laden - e outros grupos extremistas.

Duas décadas após o ataque das Torres Gêmeas, Joe Biden seguiu o plano do antecessor e começou a retirar os militares do Afeganistão - a meta era terminar a ação até 11 de setembro de 2021, mas foi adiantada para agosto do mesmo ano.

+++ LEIA MAIS: O que é o Talibã e como ele assumiu o controle do Afeganistão

Após o Talibã tomar Cabul, Biden defendeu a decisão de retirar os militares norte-americanos do país. Em um pronunciamento oficial na Casa Branca, o presidente dos EUA confessou que ​​"isso tudo realmente se desenrolou mais rápido do que" pensavam.

Porém, o político seguirá firme no plano de retirada. "Eu mantenho com firmeza minha posição," disse Biden.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro convoca 'contragolpe' em mensagem no WhatsApp, diz site

Os argumentos de Biden

Biden declarou que precisava cumprir o acordo estabelecido por Trump para evitar ataques aos militares norte-americanos. O político também anunciou que ofereceria estadia para os afegãos que trabalharam para o governo dos EUA.

O presidente declarou que a missão inicial do país era punir Osama Bin Laden e evitar o estabelecimento de grupos radicais contrários aos EUA na região. Além disso, soldados afegãos foram treinados pelos norte-americanos, assim como o regime civil foi financiado.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro culpa governadores por alta na inflação: 'Política de fique em casa e economia vemos depois’

"Vamos continuar a financiar e dar equipamentos. E vamos garantir a capacidade de manter a força aérea."

Para Biden, os militares não tinham o objetivo de "formar uma nação" e a população afegã tem o "direito e responsabilidade" de decidirem "seu futuro e como querem administrar seu país."

+++LEIA MAIS: Lula acredita que Bolsonaro não tem força para dar golpe militar, diz jornal

Citando o números de mortes e gastos, o político revelou não ter planos de "mandar uma nova geração de americanos para a guerra no Afeganistão sem que haja uma expectativa razoável de alcançar um resultado diferente."

O presidente justificou o posicionamento dele com o argumento de que o terrorismo não se limita ao Afeganistão e é necessário guardar recursos para as "ameaças" do "sul da Ásia, Oriente Médio e África."

+++LEIA MAIS: Caminhoneiros negam greve convocada por Sérgio Reis: ‘Não nos envolvemos com política’

Biden ainda deixou claro que Trump deveria ter feito um acordo para evitar novos ataques após a retirada dos militares. "A resposta dos EUA será ágil e contundente," declarou o político sobre possíveis ações contra norte-americanos.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!