Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Variante Delta pode causar outra onda de Covid-19 no Brasil, afirma especialista

Em coluna na Folha, o médico infectologista Esper Kallás explicou a problemática da variante Delta da Covid-19 no Brasil

Redação Publicado em 21/07/2021, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coronavírus (Foto: CC0/TMaxImumge)
Coronavírus (Foto: CC0/TMaxImumge)

O Brasil vê, atualmente, a queda nos casos e mortes por Covid-19 — apesar de os números ainda serem altos. A variante Delta, contudo, pode mudar o cenário da pandemia em território nacional, ocasionando uma nova onda do vírus.

Em coluna publicada na Folha de S. Paulo, o médico infectologista Esper Kallás explicou que a variante ter grande chance de causar outra onda no Brasil — e o principal motivo é a transmissibilidade. 

+++LEIA MAIS: 16 mil pessoas tomaram doses trocadas de vacinas contra Covid-19; entenda

Segundo declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde), a variante já circula em mais de 111 países, aumentando o número de casos em todos. A questão principal que diferencia o aumento (ou não) dos óbitos é a vacinação.

“A cobertura vacinal é, nesses casos, fundamental. É preciso considerarmos que a variante delta é parcialmente resistente à proteção das vacinas, pois, comparativamente à variante alfa, por exemplo, a diminuição das formas graves da doença é mais dependente de esquema completo de vacinação. Ou seja, para a maioria das vacinas, uma dose só não basta para uma boa proteção,” escreveu Kallás.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de processos por famílias de vítimas da Covid-19

Conforme o médico infectologista, a maior chance para o Brasil não sofrer tanto com a variante Delta é o avanço da vacinação: “Quanto mais pessoas com esquema completo, menor a chance de doença grave e morte. Mas, certamente, é preciso enfatizar novamente medidas não farmacológicas para a contenção da disseminação do vírus e, provavelmente, aumentarmos mais uma vez o número de leitos de enfermarias e UTIs,” escreveu.

Assim, o médio atenta para a importância do planejamento relacionado ao combate à variante Delta no Brasil. Dessa forma, seria possível evitar cenários descontrolados da pandemia do país.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro afirma que contaminação por Covid-19 é mais eficaz que vacina


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!