- Timothée Chalamet como Paul e Rebecca Ferguson como Jessica Atreides em Duna (Foto: Divulgação)

Duna: Apesar de críticas mistas, filme é ovacionado em Festival de Veneza

Denis Villeneuve depende de um retorno positivo para a almejada sequência de Duna

Redação Publicado em 09/09/2021, às 09h46

Duna, filme de Denis Villeneuve inspirado na série de livros clássica de Frank Herbert, é um dos títulos mais aguardados para 2021, com data de lançamento prevista para 22 de outubro. Apesar das críticas mistas até o momento, o longa-metragem foi ovacionado por vários minutos após a estreia oficial no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Embora conte com problemas no roteiro, a construção visual foi um dos pontos mais reconhecidos e destacados do filme. Um dos momentos mais aguardados da 78.ª edição do festival, o longa-metragem foi ovacionado por mais de 8 minutos, segundo o CineClick, no último sábado, 4 de setembro. 

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve ficou 'meio satisfeito' com filme original de David Lynch; entenda

A produção foi antecipada para especialistas e público selecionado. No entanto, recebeu avaliações diversas, com muitos comentários pontuando que com a sequência não-garantida - e mesmo o filme contando com 2 horas e 35 minutos - há uma falta de um encerramento completo e bem-definido. 

Anteriormente, o diretor e roteirista de Duna, Denis Villeneuve, revelou o desejo de construir uma trilogia. Desse modo, poderia expandir os desdobramentos ainda mais posteriormente. Contudo, a Warner Bros. não confirmou uma sequência até agora - por essa razão, o longa-metragem depende do bom retorno do público e crítica para continuar a narrativa.

+++LEIA MAIS: Denis Villeneuve: Qual foi o filme mais difícil da carreira do diretor?

Crítico do Indiewire, David Ehrlich argumentou: "Apesar da visão inspiradora de Dennis Villeneuve, ele perde de vista o motivo pelo qual a obra-prima de ficção científica de Frank Herbert merece todo este espetáculo. Essas são as dificuldades de fazer um filme tão enorme que nem mesmo o diretor pode enxergar além dos seus sets."

Para o Entertainment Weekly, a execução de Villeneuve também impressionou, mas "obscurece o fato de que o enredo é principalmente um prólogo: uma história de origem extensa sem começo ou fim fixo."

+++LEIA MAIS: Duna: filme terá sequência? Diretor Denis Villeneuve responde

Já a crítica do The Hollywood Reporter seguiu na mesma linha, argumentando como o longa parece "uma configuração trabalhosa para um filme, esperançosamente, mais importante que está por vir."

Segundo a Variety, porém, a escolha de produzir um filme com pouco conteúdo e "amorfo" não compensa, pois a Parte Dois não foi confirmada: "É difícil construir um penhasco em areias movediças."

+++LEIA MAIS: Duna: primeiras críticas ao filme de Denis Villeneuve não são positivas: ‘Sem começo ou fim'


Duna: elenco, lançamento e trailer

Com data de estreia marcada para o dia 22 de outubro nos cinemas brasileiros, o aguardado Duna, estrelado por Timothée Chalamet (Paul Atreides) e Zendaya (Chani), só deve chegar à HBO Max em novembro de 2021.

Além dos protagonistas citados, Rebecca Ferguson (Jessica Atreides), Jason Momoa (Duncan Idaho), Dave Bautista (Glossu Rabban), Stellan Skarsgård (Vladimir Harkonnen), Josh Brolin (Gurney Halleck), são outros nomes do grandioso elenco.

+++LEIA MAIS: Duna: atriz da versão de 1984, Francesca Annis sabia que o filme ‘não funcionaria;’ entenda

filme Timothée Chalamet festival de veneza ovacionado Duna Denis Villeneuve críticas mistas 6 minutos Apesar

Leia também

Godzilla e Kong: O Novo Império ganha data de estreia nos streamings


Lindsay Lohan e Rachel McAdams estão 'interessadas' em fazer sequência de 'Meninas Malvadas', diz site


Martin Freeman reage a cancelamento por cenas de sexo com Jenna Ortega, 31 anos mais nova


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, Megalopolis


Netflix revela primeiras imagens de novo filme da franquia Rua do Medo


Onde assistir a Segredos de um Escândalo, longa indicado ao Oscar 2024?