- Tom Holland como Peter Parker em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Foto: Divulgação/Marvel)

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa homenageia a trajetória do herói no cinema e entrega tudo e mais um pouco para o público [REVIEW]

Conclusão da trilogia de Tom Holland como Peter Parker, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa apresenta trama simples, mas repleta de referências da história do herói nas telinhas

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/12/2021, às 14h14

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa se tornou um dos filmes mais aguardados de 2021 e cada segundo de espera parece ter valido a pena. Com performances impecáveis, cenas de luta de tirar o fôlego, momentos engraçados – e muito emocionantes – o diretor Jon Watts entregou tudo e mais um pouco do que se pode esperar de um filme de herói – principalmente quando se diz respeito a um dos mais queridos do mundo.

Sem Volta Para Casa conclui a primeiro trilogia de Tom Holland como Peter Parker/Homem-Aranha no MCU e apresenta um lado mais sensível, emotivo e independente do jovem. Apesar de ser o sexto filme do personagem na Marvel, essa versão do herói apresentou uma lenta evolução desde a primeira participação em Capitão América: Guerra Civil (2015). Sem uma história de origem, o público acompanhou Peter quando ele já salvava os bairros de Nova York e foi descoberto por Tony Stark (Robert Downey Jr.), quem se tornou um mentor para ele na equipe dos Vingadores.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland não era ‘nerd o suficiente’ em audição do herói; entenda

Com a morte do Homem de Ferro, no entanto, Peter não se achava forte o suficiente para assumir as responsabilidades que os poderes traziam e optou por entregar a tecnologia Stark para Mystério (Jake Gyllenhaal), quem se revela um vilão em Homem-Aranha: Longe de Casa (2019). Como consequência, o jovem tem a identidade revelada ao mundo na cena pós-créditos que serve como gancho para Sem Volta Para Casa.

Sem Tony Stark, Peter procura ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para reverter a situação e fazer com que o mundo esqueça que ele é o Homem-Aranha. Apesar dos conselhos e da ajuda, dessa vez, Doutor Estranho está longe de ser um mentor para Peter. Pelo contrário, o garoto não tem medo de se impor e defender o que acha certo, mesmo que Stephen não concorde.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha 3: Elenco pede para fãs não compartilharem spoilers em vídeo; assista

Isso simboliza uma grande evolução na construção do Homem-Aranha no MCU, quem comparado com as outras duas versões do personagem na Sony, sempre foi muito mais dependente e inseguro em relação às próprias habilidades. Com uma atuação impactante, Holland mostra um novo lado de Peter, mais emotivo, que precisa lutar contra as dores e assumir o comando em situações de vida ou morte sem hesitar.

Não há como negar, Peter cresceu. No entanto, a dualidade entre manter a vida como um adolescente normal e ser um super-herói sempre estará presente. Por isso, MJ (Zendaya) e Ned (Jacob Batalon) não abandonam o amigo em nenhum momento, nem mesmo quando vilões de outras realidades se tornam a mais nova ameaça da cidade quando feitiço do Doutor Estranho sai do controle.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha 3 é aclamado pela crítica com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes

Essa é a principal jogada da Marvel na fase 4: as inúmeras possibilidades que o multiverso cria. Com isso, personagens icônicos como Doctor Octopus de Alfred Molina e Electro de Jamie Foxx puderam contracenar com o Aranha pela primeira vez no MCU. Apesar de ser um golpe perigoso, a Marvel soube administrar as múltiplas realidades da melhor maneira até agora.

E, mesmo com algum tempo desde que os atores vestiram o figurino dos vilões, é quase como se os anos não tivessem passado. É inevitável não ser transportado para a trilogia de Tobey Maguire assim que Octupos diz “olá, Peter” ou então se sentir em O Espetacular Homem-Aranha ao reencontrar o Dr. Curtis Connors na forma do Lagarto. A nostalgia invade a tela e conquista a todos, principalmente a quem cresceu acompanhando esses heróis nos cinemas.

+++ LEIA MAIS: Tom Holland quer trabalhar com Florence Pugh em crossover de Homem-Aranha e Viúva Negra; entenda

Por outro lado, a quantidade de CGI é cansativa. Boa parte das cenas são visivelmente filmadas dentro de um estúdio. No entanto, é o que se espera de um filme de herói. Mas isso não se torna um problema, pois o cenário se transforma em algo completamente secundário em comparação ao show de Holland na tela. Seja se pendurando de um lado para outro ou então em batalhas muito bem coreografadas – e até mesmo mais violentas do que as vistas nos outros filmes.

Sem Volta Para Casa é uma homenagem à trajetória do Homem-Aranha no cinema. Com inúmeras referências aos outros longas, Easter eggs e recriação de cenas icônicas, o filme foi feito para os fãs. Com uma trama relativamente simples e sem grandes reviravoltas na história – principalmente por conta de vazamentos antes da estreia –, ele se sustenta da paixão pelo personagem, dando ao público tudo aquilo que ele queria ver. É um grande fan service, mas é um fan service muito bem feito.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland fala sobre ser ‘novo Robert Downey Jr.': ‘Fãs apoiam’

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreou em 16 de dezembro nos cinemas. Confira o trailer oficial:

cinema Review crítica marvel MCU gwen stacy homem-aranha Andrew Garfield zendaya tobey maguire Multiverso Tom Holland doutor estranho benedict cumberbatch Jamie Foxx Aranhaverso mj homem-aranha sem volta para casa peter parker willem dafoe Doutor Octopus alfred molina duende verde mary jane Emma Stone electro

Leia também

Colleen Hoover elogia atuação de Blake Lively em 'É Assim que Acaba': 'Talento fenomenal'


Godzilla e Kong: O Novo Império ganha data de estreia nos streamings


Lindsay Lohan e Rachel McAdams estão 'interessadas' em fazer sequência de 'Meninas Malvadas', diz site


Martin Freeman reage a cancelamento por cenas de sexo com Jenna Ortega, 31 anos mais nova


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, Megalopolis


Netflix revela primeiras imagens de novo filme da franquia Rua do Medo