- House of Gucci (Foto: Divulgação/MGM)

House of Gucci: Família Gucci emite comunicado indignado sobre filme de Ridley Scott: 'Insulto ao legado'

Herdeiros de Aldo Gucci não ficaram satisfeitos com o retrato da família em House of Gucci, filme de Ridley Scott

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 29/11/2021, às 15h54 - Atualizado em 05/12/2021, às 12h30

House of Gucci (2021) — ou Casa Gucci, como foi lançado no Brasil — chegou aos cinemas na última quinta, 25 de novembro. O filme sobre a história da grife e, especialmente, os eventos que culminaram no assassinato de Maurizio Gucci, organizado pela ex-esposa do empresário, Patrizia Reggiani, desagradaram os herdeiros da família. Os Gucci emitiram um comunicado e expressaram "perturbação" sobre como integrantes da família foram retratados.

O comunicado oficial publicado pela agência de notícias italiana ANSA foi escrito pelos herdeiros de Aldo Gucci, interpretado no filme por Al Pacino, quem liderou a grife de 1953 a 1986, de acordo com informações da Variety. "A produção do longa não se preocupou em nos consultar antes de descrever Aldo e os membros da família Gucci como bandidos, ignorantes e insensíveis ao mundo ao seu redor."

+++LEIA MAIS: Lady Gaga comenta filmagens exaustivas de House of Gucci: 'Ansiedade, fadiga, trauma'

 

A família alega que, apesar do filme querer contar a "história real," carrega uma narrativa longe de ser precisa. "Isso é extremamente doloroso de um ponto de vista humano e um insulto ao legado em que a grife foi construída," continua. Ainda, o comunicado acusa House of Gucci de atribuir atitudes aos protagonistas que, na realidade, nunca lhes pertenceram. 

A nota comenta especialmente sobre o retrato de Patrizia Reggiani, interpretada por Lady Gaga, presa em 1997 por planejar o assassinato de Maurizio Gucci (Adam Driver). Segundo a família, a personagem é pintada (não apenas no filme, mas em falas de integrantes do elenco) como "uma vítima tentando sobreviver em uma cultura masculina, corporativista e chauvinista." 

+++LEIA MAIS: House of Gucci: Lady Gaga explica método de atuação: 'Estamos profundamente enraizados nesta experiência envolvente'

Para os Gucci, não poderia ter sido mais longe da verdade. Durante os 70 anos em que a grife foi comandada por integrantes da família, a empresa era "inclusiva." Concluíram o comunicado dizendo que os herdeiros reservam o direito de proteger o nome, imagem e dignidade de si mesmos: "Gucci é uma família que vive honrando o trabalho dos ancestrais, cujas memórias não merecem ser perturbadas para um espetáculo falso e injusto com os protagonistas."

Apesar do comunicado e a indignação com House of Gucci, a família não planeja, no tempo presente, tomar ações legais contra a Warner Bros., de acordo com informações da Variety.

+++LEIA MAIS: House of Gucci ganha primeiras reações mistas: 'Lady Gaga está incrível','uma bagunça' e mais [LISTA]


Mais sobre House of Gucci

Baseado no livro A Casa de Gucci: Uma história sensacional de assassinato, loucura, glamour e ganância, de Sara Gay Forden, House of Gucci (2021) conta a história da família fundadora da grife após a morte de Maurizio Gucci, planejada pela ex-esposa do empresário, Patrizia Reggiani. 

Com Lady Gaga, Adam Driver, Jeremy Irons, Al Pacino, Salma Hayek, Camille Cottin, Salma Hayek e Jared Leto no elenco, House of Gucci estreou nos cinemas brasileiros na quinta, 25 de novembro de 2021. Assista ao trailer oficial abaixo: 

+++LEIA MAIS: Família Gucci critica House of Gucci pela escolha de Al Pacino para o elenco: ‘baixo, gordo e feio’

filme cinema Lady Gaga Jared Leto Ridley Scott Salma Hayek Al Pacino Itália casa gucci gucci adam driver house of gucci jeremy irons paolo gucci

Leia também

Ryan Gosling admite que gostaria de refazer 'La La Land'; entenda


Rosamund Pike, de Saltburn, entra para o elenco de Truque de Mestre 3


Paul Walter Hauser, de Cruella, entra para o elenco de Quarteto Fantástico


A Maldição de Cinderla, versão sangrenta do clássico, ganha trailer


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


Neve Campbell sobre negociações para Pânico 7: "Respeito reestabelecido"