- Keanu Reeves e Carrie Anne em Matrix Resurrections (Foto: Reprodução / Warner)

Matrix Resurrections: Produtores processam Warner Bros por lançamento na HBO Max; entenda

Para Village Roadshow Entertainment, empresa coprodutora de Matrix Resurrections, lançamento de Matrix na HBO Max prejudicou bilheteria

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/02/2022, às 08h39

O grupo Village Roadshow Entertainment processou a Warner Bros pelo lançamento de Matrix Resurrections (2021) no streaming. Segundo os coprodutores do longa-metragem, a data planejada foi alterada, e o filme chegou na HBO Max enquanto estava em exibição nos cinemas.

"O único propósito da Warner Bros em mudar a data de lançamento de Matrix Resurrections era criar, desesperadamente, uma onda de assinaturas para a HBO Max no fim do ano, sabiam que seria um blockbuster. Além disso, sabiam como isso iria acabar com os ganhos de bilheteria e privar a Village Roadshow de qualquer aumento nos lucros, especialmente quando comparado ao lançamento exclusivo nos cinemas em 2022," a empresa mencionou no processo (via The Hollywood Reporter).

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves: Matrix sofre boicote na China por polêmica envolvendo ator; entenda

A Warner respondeu às acusações alegando como a Village Roadshow busca evitar obrigações contratuais, como a participação em arbitragem para acordo entre partes sobre o lançamento antecipado do filme.

Matrix Resurrections somou US$ 37 milhões de bilheteria nos Estados Unidos, enquanto Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) - outra sequência de franquia aclamada, como Matrix - chegou a US$ 750 milhões. A coprodutora acredita na estratégia não convencional de lançamento como culpada pelo baixo desempenho do longa nos cinemas.

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Quanto Keanu Reeves recebeu para viver Neo novamente?

Além disso, a compensação de atores e outros parceiros financeiros foi diminuída ao priorizar o lançamento digital, pois recebem conforme a arrecadação de bilheteria. Isso gerou descontentamento em outras grandes produções, como Viúva Negra (2021). A protagonista, Scarlett Johansson, processou a Disney pelo lançamento simultâneo em cinemas e streaming para diminuir o pagamento dela e aumentar o valor da Disney+.

Tudo que sabemos sobre Matrix Resurrections (2021)

Quarto filme da franquia, Matrix Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e conta com o retorno dos atores Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe).

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves na Marvel? Astro confirma encontro com Kevin Feige; entenda

Além disso, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra, Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff, Jessica Henwick se juntam ao elenco. O filme mostra Neo atormentado por memórias estranhas e atraído para a Matrix novamente. A produção chegou aos cinemas em 22 de dezembro de 2021 e está disponível na HBO Max.

filme hbo max notícia cinema Warner Bros processo Disney Keanu Reeves viúva negra matrix resurrections village roadshow

Leia também

Paul Mescal pode estrelar cinebiografias d'Os Beatles, diz site


Harry Potter: Alfonso Cuarón levou esporro de Guillermo del Toro após ser convidado para dirigir filme


Novo vídeo revela como foi realizada a icônica cena da partida de tênis em Rivais


Onde assistir a Super Size Me, documentário de sucesso de Morgan Spurlock?


Nostalgia, nova emoção de Divertida Mente 2, é revelada em clipe inédito


MaXXXine, sequência de X e Pearl, ganha data de estreia no Brasil