- Mohamed Diab (Foto: Leon Bennett / Getty Images) | Gal Gadot em Mulher-Maravilha 1984 (Foto: Reprodução / DC)

Mulher-Maravilha: Diretor de Cavaleiro da Lua critica cena no Egito em sequência da DC: ‘Vergonha’

Mohamed Diab, diretor egípcio de Cavaleiro da Lua, afirmou que representação do país em Mulher-Maravilha 1984 é vergonhosa

Redação Publicado em 24/03/2022, às 17h19

Mohamed Diab, diretor de Cavaleiro da Lua (2022), afirmou que as cenas no Egito da produção Mulher-Maravilha 1984 (2020) foram vergonhosas. O cineasta egípcio comentou sobre o filme protagonizado por Gal Gadot em entrevista à SFX Magazine.

Diab ressaltou como Cavaleiro da Lua retrata a mitologia egípcia antiga de forma leal e cuidadosa: “No meu discurso [sobre a série], havia uma grande parte sobre o Egito e como ele foi retratado de forma inautêntica ao longo da história de Hollywood.”

+++LEIA MAIS: Cavaleiro da Lua: Herói de Oscar Isaac fará parte dos Vingadores? Showrunner responde

“É sempre exótico – chamamos de orientalismo. Isso nos desumaniza. Estamos sempre nus, somos sempre sexy, maus, exagerados. Você nunca vê o Cairo. Sempre vê filmagens da Jordânia, Marrocos e às vezes até Espanha se passando pelo Cairo. Isso realmente nos irrita,” acrescentou o diretor.

Diab aproveitou para criticar o filme da DC e a representação equivocada do país: “Lembro-me de assistir Mulher Maravilha 1984 e houve uma grande sequência no Egito e foi uma vergonha para nós. Tinha um sheik – isso não faz sentido. O Egito parecia um país da Idade Média. Parecia o deserto.”

+++LEIA MAIS: Cavaleiro da Lua: Ethan Hawke compara performance de Oscar Isaac com Robert Downey Jr.

O longa estrelado por Gadot não foi a única produção criticada pelo diretor. Diab também admitiu ao Filfan não gostar da abordagem de outro filme do estúdio: “Fiquei bem incomodado com a DC quando eles colocaram Adão Negro em outra nação para ter a desculpa de não precisar escalar egípcios, quando obviamente eles deveriam ter feito isso no Egito."


Cavaleiro da Lua (2022)

A série se baseia no personagem de mesmo nome das HQs da Marvel Comics e, além de Isaac como Cavaleiro da Lua, conta com Ethan Hawke (Antes do Amanhecer) como Homem da Meia-Noite e May Calamawy (Ramy). A produção está prevista para estrear no Disney+ em 30 de março de 2022. Confira o trailer:


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]

dc entretenimento cinema marvel cenas cineasta diretor preconceito criticou Cavaleiro da Lua Mohamed Diab Mulher-Maravilha 1984 Egito representação

Leia também

David Lynch anuncia novo álbum ao lado de Chrystabell, atriz de 'Twin Peaks'


Shawn Levy, de Deadpool & Wolverine, pode comandar novo filme dos Vingadores


Kevin Costner admite que se recusou a encurtar discurso em funeral de Whitney Houston; entenda


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia nas plataformas digitais


10º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo homenageia Ursula Meier, que vem ao Brasil


Guerra Civil, com Wagner Moura, ganha data de estreia nas plataformas digitais