- Regina Duarte (Mateus Bonomi / AGIF / via AP Images)

Regina Duarte cita Morgan Freeman e pede Dia da Consciência Branca: ‘Séculos de dor’

Atriz e ex-secretária da cultura, Regina Duarte usou as redes sociais para criticar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro

Redação Publicado em 22/11/2021, às 15h22 - Atualizado às 15h25

O Dia da Consciência Negra aconteceu no sábado, 20 de novembro, como uma forma de representar a luta das populações negras contra a discriminação. Regina Duarte, contudo, criticou a data e o “vitimismo”, além de pedir um “Dia da Consciência Branca”.

Atriz e ex-secretária da cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Regina Duarte usou as redes sociais no domingo, 21 de novembro, para comentar a data. Criada em 2003, ela simboliza a importância da conscientização a respeito da relevância das populações negras enquanto responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade brasileira.

+++LEIA MAIS: Dia da Consciência Negra: 8 filmes com protagonismo negro para assistir [LISTA]

No entanto, Regina Duarte questionou por quanto tempo as pessoas irão se “vitimizar” por acontecimentos do passado. Em publicação no Instagram, escreveu: “Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?”

A atriz continuou o questionamento: “Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos... Humanos? Simplesmente irmãos ?”

+++LEIA MAIS: Regina Duarte questiona eficácia da vacina contra a Covid-19

O texto foi publicado acompanhado de um vídeo clássico em que Morgan Freeman critica o Mês da Consciência Negra. Conforme explicou o site Cena Pop, durante a gravação, feita em 2005, o astro afirma que para acabar com o racismo é "necessário parar de falar sobre o assunto" — desde então, Freeman admitiu que mudou de opinião e, inclusive, compartilha conteúdo e discussões a respeito do racismo.

Após a publicação, diversos perfis criticaram Regina Duarte nas redes sociais. Os comentários do vídeo, inclusive, foram desativados.

+++ LEIA MAIS: Regina Duarte deixa Secretaria de Cultura após 2 meses de cargo, protestos e 'chilique' ao vivo

Regina Duarte e secretaria da Cultura

Regina Duarte foi, durante dois meses, a secretária da Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A atriz entrou na pasta em 4 de março de 2020, encarregada "pacificar" o embate entre a categoria dos artistas e a indústria cultural nacional com o governo atual.

A breve trajetória no cargo, contudo, foi toda marcada por polêmicas na pasta e em órgãos vinculados a secretaria. Um dos momentos marcantes foi uma entrevista de Duarte à CNN Brasil em que a artista relativizou a tortura no período de ditadura civil-militar e forçou o programa a ser encerrado abruptamente.

+++ LEIA MAIS: Artistas reagem à ‘chilique’ de Regina Duarte e fala sobre ditadura: ‘Você não tem humanidade?’

entretenimento notícia cinema Atriz morgan freeman secretária cultura regina duarte consciência negra vitimismo

Leia também

Fallout tem a 2ª melhor estreia da história do Prime Video


Gabriel Leone encarna Ayrton Senna em primeiro trailer de minissérie da Netflix


"Eu posso ser morta", diz mulher que teria inspirado stalker de Bebê Rena


The Beatles: Let It Be ganha trailer e data de estreia no Disney+


"Martha da vida real" quer processar Richard Gadd e a Netflix por Bebê Rena


O que aconteceu com Donny e Teri no final de Bebê Rena, hit da Netflix?