Dia da Consciência Negra: 8 filmes com protagonismo negro para assistir [LISTA]

O Dia da Consciência Negra é comemorado neste sábado, 20 - e a Rolling Stone Brasil separou ótimos filmes com protagonismo negro

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/11/2021, às 18h00

None
Corra! (Foto: Divulgação) e Moonlight: Sob a Luz do Luar (Foto: Divulgação)

O Dia da Consciência Negra é comemorado neste sábado, 20 — e acontece na mesma data de morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão. Neste dia, é essencial refletir sobre as questões da nossa sociedade. 

Segundo dados da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), em Hollywood, apenas 20% dos filmes são protagonizados por negros. Pensando na falta de representatividade no cinema, confira oito ótimos filmes com protagonismo negro, de acordo com as sinopses do IMDb:

+++ LEIA MAIS: De Pantera Negra a Histórias Cruzadas: Globo promove programação especial para mês da Consciência Negra


Faça a Coisa Certa (1989) 

"Salvatore é o proprietário italiano de uma pizzaria no Brooklyn. Um morador do bairro, Buggin 'Out, fica chateado ao ver que a Parede da Fama da pizzaria exibe apenas atores italianos — e acredita que deveria apresentar artistas negros, mas Sal discorda. A parede se torna um símbolo de racismo e ódio na vizinhança, e as tensões aumentam."


Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) 

"Uma olhada em três capítulos decisivos na vida de Chiron, um jovem negro que cresceu em Miami. Sua jornada épica até a maturidade é guiada pela bondade, apoio e amor da comunidade que ajuda a criá-lo."

+++ LEIA MAIS: Emmy 2020 faz história com maior premiação de atores negros


Se a Rua Beale Falasse (2018) 

"No início dos anos 1970, no Harlem, a filha e futura esposa Tish lembra vividamente a paixão, respeito e confiança que a uniram a seu noivo artista Alonzo Hunt, que atende pelo apelido de Fonny. Amigos desde a infância, o dedicado casal sonha com um futuro juntos, mas seus planos são frustrados quando Fonny é preso por um crime que não cometeu."


Corra! (2017) 

"Rose convida o namorado Chris para um fim de semana com seus pais. A princípio, Chris interpreta o comportamento complacente da família como tentativas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas, à medida que o fim de semana avança, uma série de descobertas perturbadoras o leva a uma verdade que ele nunca poderia ter imaginado."

+++ LEIA MAIS: Conheça trajetória de Jordan Peele - da comédia ao terror de Corra!


Felicidade Por Um Fio (2018) 

"Um barbeiro comovente ajuda uma mulher a reconstruir sua vida após um acidente em seu salão de cabeleireiro que a faz perceber que não está vivendo a vida ao máximo."


Judas e o Messias Negro (2021) 

"William O'Neal se infiltra no Partido dos Panteras Negras e tem a tarefa de manter o controle sobre o líder Fred Hampton. As proezas políticas de Hampton aumentam quando se apaixona pela colega revolucionária Deborah Johnson. Enquanto isso, uma batalha na mente de O'Neal. Ele se alinhará com as forças do bem? Ou subjugar Hampton como comanda o diretor do FBI J. Edgar Hoover?"

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Judas e o Messias Negro é o primeiro filme produzido inteiramente por negros e indicado a Melhor Filme


Pantera Negra (2018) 

"Após a morte de seu pai, T'Challa retorna para casa na nação africana de Wakanda para ocupar seu lugar de direito como rei. Quando um poderoso inimigo reaparece, o valor de T'Challa como rei — e como Pantera Negra — é testado. Confrontado com a traição, o jovem rei deve reunir seus aliados para derrotar seus inimigos e garantir a segurança de seu povo."


Malcolm & Marie (2021) 

“Um cineasta e sua namorada voltam para casa após a estreia de um filme comemorativo, enquanto ele aguarda o que será um sucesso financeiro e crítico iminente. A noite repentinamente muda quando revelações sobre seus relacionamentos começam a vir à tona, testando a força de seu amor.”

+++ LEIA MAIS: Quais são os Melhores Filmes do Oscar com maior representatividade feminina?