- Tvorchi no Eurovision 2023 (Foto: Divulgação)

Eurovision revela apresentação ucraniana feita em abrigo antibombas

Duo pop Tvorchi usou máscaras de gás e alertas nucleares para protestar em primeira apresentação no Eurovision 2023

Redação Publicado em 19/12/2022, às 11h59

No Eurovision 2023, o representante ucraniano foi escolhido: Tvorchi. A banda começou na competição internacional de canções com apresentação direto de abrigo antibombas, com intuito de protestar contra invasões que Rússia faz contra Ucrânia. As informações são do NME.

A apresentação em questão acontece em Kiev, capital da Ucrânia. Vale lembrar como o grupo de rap ucraniano Kalush Orchestra venceu Eurovision 2022, mas o país não sediará a competição na edição seguinte por conta do conflito.

+++LEIA MAIS: Eurovision ganha versão latina

Em junho de 2022, os organizadores da produção explicaram como, "com profundo pesar," não seria possível fornecer garantias de segurança e operacionais necessárias para sediar o evento na Ucrânia em 2023. Eurovision 2023 acontecerá em Liverpool, Reino Unido.

O duo pop Tvorchi fez a primeira apresentação no programa com a música "Heart of Steel," em uma estação de metrô em Kiev transformada em estúdio de TV para o programa. Além disso, a estação subterrânea também é usada como abrigo antiaéreo desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

+++LEIA MAIS: Grupo ucraniano vira destaque no Eurovision ao denunciar ataques russos

Pela situação do país, a banda trouxe tom político para o palco, e se apresentou com máscaras de gás enquanto exibia mensagens de alerta nuclear. "Vamos tentar fazer de tudo para apresentar a Ucrânia com dignidade. Não pensávamos que íamos ganhar, mas queremos agradecer a todos os que nos apoiaram, que ouvem a nossa música e que lutam na linha da frente," afirmou o integrante Andrew Hutsuliak.

Além disso, a banda também falou da apresentação em publicação feita nas redes sociais: "Nossa performance foi trabalhada por pessoas com olhos ardentes e verdadeiros corações de aço para levar sua mensagem ao mundo. Em condições limitadas, no subsolo, no frio, sem luz, com barulho constante, mas conseguimos! Fomos ouvidos e agradecemos a cada um de vocês que votou em nós para vencermos o concurso deste ano. Liverpool, vocês estão prontos?"

+++LEIA MAIS: ABBA considera escrever música para Dua Lipa participar do Eurovision; entenda

entretenimento música notícia ucrânia rússia eurovision Kalush Orchestra kiev Tvorchi Eurovision 2023 Heart of Steel

Leia também

Sean Diddy Combs agride ex-namorada em vídeo e pede desculpas: 'Tenho que pedir a Deus por misericórdia'


Eloy Casagrande afirma que nunca integrou o Sepultura: "Músico contratado"


Marina Sena sobre sucessor de Vício Inerente: "O peso de ser adulta bateu"


Milky Chance volta ao Brasil após seis anos com turnê celebrada: "Ainda somos nós mesmos"


Céu lança seu novo vinil acústico em parceria a Rocinante Três Selos


Sabrina Carpenter explica significado por trás de 'Espresso'