- Clipe de "In The End" do Linkin Park (Foto: Reprodução/ YouTube)

Por que ninguém achava que “In the End”, do Linkin Park, viraria hit

Cantor e multi-instrumentista, Mike Shinoda refletiu sobre sucesso inesperado da música em recente entrevista

Igor Miranda Publicado em 16/03/2023, às 12h00

Nem o mais otimista dos integrantes do Linkin Park acreditava que Hybrid Theory, álbum de estreia lançado em outubro de 2000, faria tanto sucesso. Estamos falando daquele que é o disco de rock mais vendido do século 21, que começou em 2001, mas os números registrados (32 milhões de cópias) dizem respeito justamente ao período em questão.

O grande hit desse trabalho é “In the End”, disponibilizada como quarto single do trabalho. A faixa atingiu o top 10 das paradas de mais de dez países, incluindo o segundo lugar nos Estados Unidos. Hoje, acumula 1,5 bilhão de visualizações em seu videoclipe no YouTube.

+++LEIA MAIS: Meteora: Por que Linkin Park lançou nova música 20 anos depois?

Dentro da banda, praticamente ninguém achava que a canção se tornaria um sucesso. Não à toa, outras músicas foram liberadas como single antes dela — “One Step Closer”, “Papercut” e “Crawling”.

Em entrevista ao radialista Howard Stern (via site Igor Miranda), o cantor e multi-instrumentista Mike Shinoda refletiu sobre o assunto. Mesmo sendo um dos responsáveis pela composição, ele não via potencial na faixa. O único a ficar realmente empolgado foi o baterista Rob Bourdon.

+++LEIA MAIS: Como 'In The End,' hit do Linkin Park, continua relevante?

Não me pareceu algo grande ou um hit. Era muito jovem e não sabia como era uma música de sucesso. […] Rob disse algo tipo: ‘cara, essa é a música que estávamos esperando, é a melhor música que temos’.”

Shinoda também aproveitou a ocasião para negar que Chester Bennington, vocalista falecido em 2017, odiava “In the End”. O artista chegou a dizer isso em entrevistas, mas seu colega acredita que ele apenas tinha outras favoritas. “Chester não odiava ‘In the End’. Ele gostava da música e realmente gostava de músicas mais pesadas. Então diziam que ‘In the End’ ‘deveria ser um single’ e essa música não é a que ele teria escolhido para isso.”

+++LEIA MAIS: Chester Bennington: Viúva homenageia cantor do Linkin Park, morto há 5 anos

Linkin Park e a criação de “In the End”

Ainda durante a conversa com Howard Stern, Mike Shinoda relembrou como foi o processo de criação de “In the End”. O multi-instrumentista destacou ter criado o fraseado de piano, parte do rap, os acordes do refrão e os beats em apenas uma noite.

“Estava sentado num lugar para ensaios em Hollywood and Vine, em Los Angeles. Lá fora tinham viciados e prostitutas. Trancamos todas as portas porque não queríamos que ninguém entrasse.”

+++LEIA MAIS: Os 10 videoclipes de rock mais assistidos da história do YouTube [LISTA]

entretenimento música notícia Linkin Park Chester Bennington Howard Stern Hybrid Theory in the end Rob Bourdon

Leia também

Eloy Casagrande afirma que nunca integrou o Sepultura: "Músico contratado"


Marina Sena sobre sucessor de Vício Inerente: "O peso de ser adulta bateu"


Milky Chance volta ao Brasil após seis anos com turnê celebrada: "Ainda somos nós mesmos"


Céu lança seu novo vinil acústico em parceria a Rocinante Três Selos


Sabrina Carpenter explica significado por trás de 'Espresso'


Billie Eilish: Como todas as músicas de novo álbum estão relacionadas com a letra de 'Blue'