- Lilo e Stitch (Foto: Reprodução)

18 anos de Lilo e Stitch: Confira 5 curiosidades sobre a animação da Disney

O filme icônico estreou em junho de 2002

Redação Publicado em 13/06/2020, às 16h00

Em junho de 2002, um dos filmes mais queridos e cômicos da Disney estreou: Lilo & Stitch. A produção memorável que une ficção científica, aventura, humor e Elvis Presley se passa no Havaí e conta com uma criatura estranha, mas que conquistou corações: Stitch.

+++LEIA MAIS: Os 9 melhores filmes de animação da Disney, pela nota no Rotten Tomatoes [LISTA]

Quando Nani dá a irmã mais nova, Lilo, um animal de estimação, a criança acaba escolhendo Stitch, que ela acreditava ser um cachorro. No entanto, o ser na verdade é um alien fugitivo, e o fato de ser procurado leva a várias situações muito engraçadas.

Para comemorar os 18 anos do lançamento de Lilo & Stitch, separamos 5 curiosidades sobre a cômica animação da Disney; confira:

+++LEIA MAIS: Stitch, Abu, Linguado e outros: os 10 mascotes mais fofos da Disney [LISTA]  

Ao invés do Havaí, Kansas?


O Havaí não é apenas o local no qual Lilo e Nani moram. O ambiente com praia, a dança hula e a cultura havaiana é ativa, fazendo parte da trama. No entanto, no início do desenvolvimento da animação, as aventuras de Stitch se passariam no Kansas, nos Estados Unidos.


Por que Elvis Presley?


A música de Elvis Presley faz um papel importante na trama, e o astro é citado por Lilo, que demonstra ser uma grande fã do cantor. A escolha de Elvis não foi aleatória, uma vez que o Rei do Rock filmou três de suas produções cinematográficas em ilhas do Havaí e gostava muito do local. Além disso, ao longo do filme, fotos do astro são mostradas - e elas são reais, ao invés de serem criados por animação.

+++LEIA MAIS: Elvis Presley se curou milagrosamente de doença na infância: ‘O médico disse que não havia esperança’


Referências


A produção incluiu uma série de referências das famosas histórias e tramas da Disney. Segundo o site Minha Série Famorita, quando Lilo e Stitch estão vendo cartões postais com óculos 3D, um deles possui o castelo da Cinderela, do parque da Disney na Florida. Além disso, a produção conta com um ursinho de pelúcia do Dumbo e algumas supostas referências aos símbolos da Pixar e da Disney.

No entanto, uma das referências mais percebidas é a do Patinho Feio. A produção da Disney é referenciada tanto no livro que Lilo lê para Stitch quanto na cena em que o alienígena caminha sozinho pela noite.

+++LEIA MAIS: 7 lugares de animações da Disney que existem de verdade [LISTA]


Mudanças após Ataque às Torres Gêmeas


Após o ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, algumas cenas que já estavam prontas tiveram modificações. Quando há a perseguição das naves, por exemplo, originalmente um avião jumbo teria sido roubado pelos protagonistas e haveria prédios ao fundo. Após as mudanças, a cena contou com a nave de Jumba e montanhas no lugar dos edifícios. 

Na época, o produtor Clark Spencer falou sobre as mudanças: “Basicamente, tiramos um avião e o transformamos em uma nave espacial. Fomos capazes de manter muito da mesma animação e movimentos que já haviam sido coreografados para a sequência. Tivemos sorte pois não tínhamos explicado como Jumba e Pleakley chegaram na Terra, assim, eles poderiam voltar para a nave espacial a escondida na floresta e o resto poderia acontecer dali.”


Busca pela voz ideal


Achar a voz de Lilo não foi fácil. O diretor do longa, Chris Sanders, fez testes com mais de 150 meninas para achar em Daveigh Chase a dublagem ideal. Segundo o cineasta, “ela tinha uma personalidade diferente e ia dizendo instintivamente certas falas que atingiam exatamente a nota certa. Acho que, no ato, percebemos que havíamos encontrado nossa Lilo”.

+++ LEIA MAIS: Todos os filmes que a Disney adiou pelo coronavírus: Mulan, Novos Mutantes e mais


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

filme notícia cinema Disney Curiosidades 18 anos Lilo e Stitch

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae