- Ashibah (Foto: Entourage Producoes (Entourage)/Divulgação) | Carola (Foto: Divulgação) | Sam Hara (Foto: Divulgação Austro/Som Livre)

6 DJs mulheres incríveis para conhecer [LISTA]

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, listamos 6 mulheres que fazem a diferença no cenário da música eletrônica

Isabela Guiduci | @isabelaguiduci Publicado em 08/03/2021, às 07h00

Nesta segunda, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, listamos 6 DJs mulheres, priorizando as brasileiras, que fazem a diferença na música eletrônica (inter)nacional. 

É inegável como a cena eletrônica cresceu nos últimos anos e algumas das figuras mais importantes para esse avanço são mulheres - que contam com incríveis carreiras artísticas e são referências no gênero musical. 

+++LEIA MAIS: Vintage Culture: como o jovem de 26 anos se tornou um DJ superstar e fenômeno da música eletrônica

De fato, há uma imensa lista de DJs mulheres de diversos países ao redor do mundo que fazem a diferença no estilo como Nicole Moudaber, Audrey Napoleon, ANNA, Annie Mac, Nervo, e muitas outras.

Para conhecer, acompanhar e amar, listamos 6 DJs mulheres, priorizando nomes da cena brasileira, com trabalhos fascinantes - e que são artistas essenciais para o cenário da música eletrônica (inter)nacional:

+++LEIA MAIS: Além de Alok: 5 fenômenos da música eletrônica brasileira [LISTA]


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Carola

A brasileira Carola (@listentocarola) é a primeira mulher no mundo a lançar uma música pela STMPD RCRDS, a gravadora do holandês e renomado nome da cena eletrônica, Martin Garrix. A faixa "What They Want", em colaboração com Gabzy, foi a escolhida para marcar essa nova fase na carreira da DJ e produtora carioca.

Em 2012, a artista começou a se interessar por discotecagem, e desde então, foi chamando atenção pelo incrível trabalho na cena eletrônica. Com oito anos de carreira, em 2020, Carola conquistou apoio do DJ mais conhecido do mundo, David Guetta, com o lançamento de "FKGO", uma parceria com Kohen

+++ LEIA MAIS: Rolling Stones se juntam a Alok para remix de 'Living In a Ghost Town', primeira música da banda em oito anos

Ouça "What They Want":


Sam Hara

Sam Hara (@djsamhara) é uma DJ brasileira que se apaixonou pela música eletrônica aos 14 anos e começou a carreira aos 18. Além do sucesso "Eu Não Valho Nada", em parceria com Lagum e KVSH, que soma mais de 25 milhões de streams no Spotify, e dos números expressivos nos streamings, Sam Hara foi a primeira mulher a tocar no evento Tomorrowland Brasil. 

Em 2019, a DJ assinou com a Som Livre e lançou uma série de singles incríveis como "Vai Marlução", que fez sucesso com a participação da mãe da artista, "Marra Cash", inspirada em uma das viagens ao Marrocos, "Emotional Party", "Pick Flowers" e "Trippin".

+++LEIA MAIS: Dupla Fancy Inc conquista fãs com músicas cheias de personalidade

Ouça "Pick Flowers":


Afreekassia

Conhecida como Afreekassia (@afreekassia), Cássia Sabino é uma DJ brasileira, que iniciou a carreira na cena eletrônica no fim de 2016. Além da música, a artista conta com um projeto incrível que visa trazer visibilidade, voz e espaço para produções artísticas de mulheres negras a partir de uma plataforma criada por ela.

Também em 2016, fundou o coletivo chamado Umoja ao sentir a necessidade de estar em contato com mulheres negras. Em 2019, o portal deixou de ser um coletivo para se tornar uma plataforma de interação de produção de conteúdo. Afreekassia é DJ, artista visual, RP e modelo. 

+++LEIA MAIS: 6 músicas inesquecíveis do Daft Punk [LISTA]

Ouça "Princesinha da Baixada":


Ashibah

Muito conhecida pelos brasileiros, Ashiba (@ashibah) é uma DJ, produtora e vocalista. Sarah nasceu no Egito, estudou em colégio Americano na capital Cairo e no final da adolescência mudou-se para a Dinamarca. Em 2014, lançou uma parceria com Vintage Culture em "Circles", começou a ganhar espaço no Brasil, e no ano seguinte, fez a primeira turnê no país.

Em 2018, mudou-se oficialmente para o Brasil, construiu uma sólida carreira na cena local e lançou diversos hits como "Devotion", "The Thrill", "So High", "Make it Better", "We Found Love", e outros. Aqui, Ashibah já se apresentou em festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Só Track Boa.

+++LEIA MAIS: 4 momentos icônicos da carreira do Daft Punk [LISTA]

Ouça "Make it Better":


Groove Delight

Groove Delight (@groovedelight) é o projeto da produtora e DJ Ké Fernandes, que mescla new wave, rock, techno e house. começou a se interessar e fazer música aos 13 anos. Aos 16, passou a produzir e, gradualmente avançar na carreira artística, que intitulou de Groove Delight.

Além dos incríveis números nos streamings como quase 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify e os mais de 18 milhões de visualizações no YouTube, Groove Delight é um grande nome no cenário da música eletrônica e uma inspiração para outras mulheres que querem seguir carreira como DJ. 

Ouça "Peter Pan":


Honey Dijon

Embora não seja brasileira ou tenha uma carreira ativa aqui no país, Honey Dijon (@honeydijon) não poderia ficar fora da lista pela importância que tem dentro do cenário da música eletrônica internacional e por ser uma referência da House Music.

Nascida em Chicago, Honey Dijon é uma mulher trans e negra, ativista do movimento LGBTQIA+, e uma artista simplesmente fascinante. Com apenas 12 anos, estava envolvida na cena eletrônica. No final dos anos 1990, começou a carreira como DJ ao mudar-se para Nova York.

Logo, tornou-se referência do house, techno, punk rock, e do movimento queer. A partir dos anos 2000, passou a trabalhar ativamente como produtora. Com mais de 20 anos de carreira, é um destaque da música eletrônica mundial.

Ouça "Why": 


+++ HAIKAISS: 'O TRAP TAMBÉM PASSA UMA MENSAGEM CONSCIENTE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento música notícia LISTA cenário Dia Internacional da Mulher eletrônica djs afreekassia sam hara carola ashibah

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’