- Max Richter em Sleep (Foto: Rahi Rezvani / Divulgação)

Como Max Richter fez milhares de pessoas dormirem nos shows dele - mas adorou cada minuto disso [ENTREVISTA]

Famoso por trilhas sonoras, o músico criou Sleep, composição de oito horas para explorar os impactos da música no sono

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/04/2021, às 19h32

À primeira vista, espalhar centenas de camas em um parque em Los Angeles, EUA, para pessoas dormirem enquanto escutam música por oito horas, pode parecer história de filme. E realmente é.

Max Richter, compositor alemão famoso por músicas em Ilha do Medo (2010) e A Chegada (2016) e a diretora Natalie Johns realizaram um projeto ambicioso e original, o documentário Max Richter's Sleep (2019). Disponível na plataforma de streaming  MUBI

+++ LEIA MAIS: Compositor John Williams elogia Star Wars: A Ascensão Skywalker: 'Vai valer a pena'

O projeto mostra os concertos de Sleep, composição de Richter de 2015. Com cordas, sintetizadores e camas espalhadas, dura oito horas e tem o intuito de explorar os impactos da música no sono, focando na experiência de ver pessoas dormirem. 

O filme vai além da obra musical, e mostra os bastidores das noites nas quais o público se reunia ao ar livre para adormecer ao som do compositor. Também apresenta conversas de Ritcher com a parceira criativa Yulia Mahr, tornando a produção muito mais pessoal.

+++ LEIA MAIS: Compositores criam ação coletiva para que músicos não lucrem com composições: 'Se aderirmos, ameaça dos artistas não vai mais acontecer

Com uma fotografia azulada para relembrar noites tranquilas, o documentário acerta em cheio no ritmo da narrativa. Some isso à trilha sonora de Richter, famosas no mundo cinematográfico por enriquecer qualquer filme. Contudo, peca em um aspecto: não te faz querer fechar os olhos nem por um segundo.

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Max Richter contou sobre a composição, a incrível carreira e como o projeto se tornou um documentário.

+++ LEIA MAIS: Tuyo transborda internacionalmente e mostra satisfação de ser ouvida por pessoas de diferentes continentes [ENTREVISTA]

Não se lembrava exatamente como surgiu a ideia de transformar os concertos em filme, mas acredita ter se originado com a parceira Yulia. Ela filmava algumas partes enquanto rodavam o mundo por causa da composição. Com tanto material gravado, o projeto nasceu. Sleep foi performada em Berlim, Alemanha; Londres, Reino Unido, e até mesmo na Ópera de Sydney, Austrália, lugar querido por Richter.


Um show para as pessoas dormirem 

Max Richter em Sleep (Foto: Rahi Rezvani / Divulgação)

 

Normalmente, quando o público dorme em um show, é sinal de fracasso, mas não nesse caso. A ideia de compor para as pessoas dormirem tinha uma razão muito maior. “Um lugar para descanso” explicou Richter. Com o caos e a maneira como não nos desconectamos do mundo virtual, sentiu a necessidade de produzir algo pela paz e tranquilidade. 

+++ LEIA MAIS: Paulinho Moska nos leva em viagem pela América Latina para aprender artes e ciências em Tu Casa Es Mi Casa [ENTREVISTA]

Quando toca e vê o público adormecendo, cria uma intimidade maior com a audiência e, como músico, acha a experiência muito especial. “Quanto tocamos Sleep, é como se víssemos algo maior acontecer, não estamos só performando, também providenciamos às pessoas um lugar de fuga.”

Contudo, é uma longa composição de oito horas, com centenas de folhas de partituras de piano. Richter define os concertos como um esporte extremo: “É como correr uma maratona”.

+++ LEIA MAIS: 4 documentários feitos por mulheres para pensar política no Brasil [LISTA]

Coincidentemente, Richter não consegue dormir enquanto escuta o próprio álbum. “É um paradoxo,” pois o compositor não consegue descansar a mente enquanto ouve músicas, fica com os pensamentos ativos a todo momento.


Carreira de prestígio

Com a carreira prestigiada na música e no cinema, Richter acredita que a trilha sonora assume o papel de mudar a narrativa de um filme por mexer com os sentimentos dos espectadores. Enxerga-a como responsável por abrilhantar uma produção, ou até mesmo arruiná-la. 

+++ LEIA MAIS: O Hip-Hop no TikTok: expansão da dança ou desvalorização do profissional? [ENTREVISTA]

Para ele, compor para o cinema e séries é muito diferente de compor para concertos. Em um filme, a música é um elemento entre outros - acompanha a direção, os atores e todos os aspectos da produção. Mas, em projetos como Sleep, “não [existe] nada além disso.” A composição é a peça central.

Falou sobre o maior desafio em escrever músicas: saber a hora de parar e perceber quando a obra finalmente está pronta. É fácil entender o motivo do compositor não conseguir finalizar, pois o público também não quer parar de ouvir, nem que seja necessário adormecer e sonhar ao som de Ritcher

+++ LEIA MAIS: Amy Winehouse ganha novo documentário contado pela perspectiva da mãe da cantora


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

entrevista notícias compositor composição sleep MUBI a chegada ilha do medo max richter opera de sydney max richter's sleep yulia mahr natalie johns

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein