Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 documentários feitos por mulheres para pensar política no Brasil [LISTA]

Subestimadas pelo mercado nacional, personalidades femininas entregam projetos de fôlego e destaque para indústria

Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/03/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dilma Roussef (Foto: Reprodução/Netflix)
Dilma Roussef (Foto: Reprodução/Netflix)

Silenciadas por grande parte da sociedade, muitas mulheres enxergam a direção cinematográfica como forma de usar a própria voz. É o caso de Petra Costa e Susanna Lira, destaques nos documentários brasileiros.

Ambas cineastas criaram projetos com teores políticos: Petra foi indicada ao Oscar por Democracia em Vertigem(2019); Susanna escancarou a realidade e a história da ditadura militar do Brasil com Torre das Donzelas (2018).

+++ LEIA MAIS: 5 documentários que mostram bastidores de discos [LISTA]

Com a direção de filmes, elas usam as telas de cinemas para contarem histórias sociais. Confira outros documentários de mulheres sobre política:


Zika 

Ao retratar a vida das grávidas infectadas pelo vírus da Zika (2019) no Nordeste brasileiro, o documentário registra a descoberta da relação entre a doença e microcefalia em bebês.

+++ LEIA MAIS: 7 documentários de Rock que todos os fãs deveriam assistir [LISTA]

Com menos de 30 minutos, o curta faz chorar: a história exibe a sensação de abandono dessas mulheres. Sentem-se largadas pelos maridos, famílias ou até mesmo pelas autoridades.

Zika também critica, de forma silenciosa, o papel do homem na criação das crianças. Isso porque os pais não aparecem para depoimentos ou cuidados básicos, como levar as crianças às consultas médicas.

+++ LEIA MAIS: Ringo Starr elogia documentário dos Beatles de Peter Jackson: 'Faz lembrar como nos amávamos'

A obra se torna uma forma de dar voz às grávidas silenciadas e esquecidas pela sociedade. Também questiona a forma como as autoridades lidam com as mulheres e os bebês.


Holocausto Brasileiro

Baseado no livro homônimo da jornalista, Daniela Arbex, o documentário mostra as profundezas e tristezas do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, onde pessoas com sofrimento psíquico, negros, mães solos eram torturadas por anos. 

+++ LEIA MAIS: Britney Spears e movimento #FreeBritney ganharão documentário pela BBC

Logo no início da obra, a repórter relaciona o local com um campo de concentração. Isso porque mais de 60 mil pessoas morreram entre 1930 e 1980.

Holocausto Brasileiro(2016) reúne uma série de depoimentos para denunciar, como Daniela define, "uma das piores tragédias do Brasil."

+++ LEIA MAIS: 5 documentários sobre os bastidores da Disney: de The Mandalorian até Pixar [LISTA]


Torre das Donzelas

Vencedor de prêmios como Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Festival de Brasília e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme traz memórias do presídio de Tiradentes, apelidado de Torre das Donzelas, na ditadura militar no Brasil. A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, depõe no documentário de Susanna Lira.

A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, depõe no documentário de Susanna Lira. Outras mulheres também relatam as experiências para descreverem o cárcere, a tortura e o Brasil das décadas de 1960 e 1970.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Torre das Donzelas (2019) faz parte do Selo ELAS, cujo objetivo da iniciativa é aumentar a representatividade feminina na indústria audiovisual.


Democracia em Vertigem

Indicado ao Oscar 2020, o documentário de Petra Costa aborda o processo de impeachment de Dilma Rousseffem 2015.

+++ LEIA MAIS: Ex-segurança de Kanye West contará 'tudo' em novo documentário: 'Há muitas histórias'

Petra narra de forma poética, mas não romantizada, o que considera um golpe militar. Democracia em Vertigemé uma produção da Netflix.

+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL