- Iron Maiden no Rock In Rio 2019 (Foto: Diego Padilha / I Hate Flash)

Iron Maiden se recusou a usar playback no mais famoso programa de TV britânico

O grupo icônico de heavy metal contestou as regras do Top Of The Pops ao se apresentarem sem o auxílio de gravação prévia

Redação Publicado em 08/01/2020, às 14h35

Iron Maiden é incontestavelmente uma das maiores bandas do heavy metal de todos os tempos e sustenta a mítica de fazer apresentações ao vivo de forma magistral para os fãs. Um ótimo e recente exemplo, é o show no Rock In Rio 2019 em que o grupo conservou o antigo repertório e mostrou que não é capaz de fazer uma performance ruim.

Os 45 anos de estrada declaram a experiência dos britânicos. No entanto, desde o começo, o Iron Maiden mostrou que não desperdiçaria a oportunidade de fazer um grande show para o público. Em 1980, o grupo recusou dublar a própria música em um dos maiores programas de TV do país. 

+++ LEIA MAIS: Músicas do Iron Maiden podem ganhar versão de orquestra sinfônica, diz Bruce Dickinson

Na época, Paul Di’anno ainda era o vocalista e foi convidado para se apresentar no Top of the Pops. O programa musical britânico é um dos maiores do ramo e, durante muitos anos, serviu como um verdadeiro salto para várias bandas se tornarem grandes. 

"Running Free", o primeiro single do disco de estreia, havia acabado de ser lançado. Com o sucesso da canção e ascenção do New Wave do Heavy Metal britânico, a BBC chamou o grupo para se apresentarem lá. No entanto, emissora exigia que os artistas dublassem as próprias canções para que tudo saísse da forma mais perfeita possível. 

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden interrompe show ao ver fã apanhar de 10 seguranças na plateia

O Iron Maiden, sem nenhum surpresa, rejeitou a ideia. Mesmo com pouco tempo de estrada, o grupo contestou a exigência e disse que só se apresentaria se pudesse fazer tudo ao vivo. O programa acabou aceitando. 

Rod Smallwood, na época, assessor da banda, disse (via Louder Sound):

"Anteriormente, tínhamos dito à nossa gravadora, a EMI, que nunca faríamos o TOTP a menos que pudéssemos tocar ao vivo. Afinal, éramos uma banda de metal, não atrações pop. ‘Running Free’ saiu e nos convidaram. Bem, ninguém desde o The Who, em 1974, fez isso ao vivo, mas nós insistimos e dissemos: ‘se não for ao vivo, não tem Maiden’.

O baixista, Steven Harris, chegou a dizer que não gostava muito do conceito do programa:

"Eu era um pouco contra o Top Of The Pops. Eles nunca chamaram ninguém decente, e eu fui realmente inflexível em não aceitar se eles não nos deixassem tocar ao vivo. Eu apenas pensei: ‘Fodam-se eles. O que eles já fizeram por mim?’

Assista abaixo a apresentação da banda: 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE' 

show Apresentação Iron Maiden rock in rio BBC heavy metal top of the pops louder sound running free rod smallwood

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'