Pulse

Rock In Rio 2019: Só com músicas antigas, Iron Maiden mostra que não sabe fazer show ruim no Brasil

Banda foi a atração principal do Dia do Metal no Rock in Rio, mesmo pedindo para tocar mais cedo

Pedro Antunes Publicado em 04/10/2019, às 23h22

None
Iron Maiden no Rock In Rio 2019 (Foto: Diego Padilha / I Hate Flash)

A algazarra começou ainda na chegada na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na estação de transferência do metrô para o BRT, chamada Jardim Oceânico, os fãs de Iron Maiden já se comportavam como torcedores de um time de futebol a caminho de assistir a uma final de campeonato. Cantos, empurra-empurra, tudo o que você pode imaginar. E eram 15h. O Iron Maiden só entraria no Palco Mundo do Rock in Rio horas depois, às 21h33 desta sexta-feira, 4, mas isso não importava. 

Existe uma relação intrínseca e incontestável entre banda e a cidade do Rio de Janeiro. Foi aqui, durante o festival de 2001, que o Iron Maiden gravou um DVD, por exemplo, tamanha a devoção. 

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: debaixo de um sol intenso, Nervosa inaugura o dia do metal

Desta vez, todas as luzes dos camarotes patrocinadores foram desligadas para que a Donzela de Ferro pudesse subir ao palco sem interferências das marcas que transformam o Rock In Rio em um shopping center. 

No palco, Iron Maiden mostrou a turnê Legacy of the Beast. Nela, não há espaço para canções mais novas. O disco mais recente a ser contemplado pelo setlist foi A Matter of Life of Death, de 2006, com “For The Greater Good of God”.

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden: Steve Harris joga futebol no Rio com Bebeto, Djalminha e Luizão

Isso, para quem é seguidor da banda, é o paraíso. Os anos de ouro foram todos contemplamos. Discos como Piece of Mind(1983) e The Number of the Beast (1982) foram os mais lembrados no set, com quatro e três músicas tocadas, respectivamente. 

A Cidade do Rock se transformou em um real mar de cabeças - a noite do Iron Maiden foi a primeira a ter todos os ingressos vendidos, afinal, em duas horas. A última passagem da banda pelo festival foi em 2013.

+++ LEIA MAIS: Há exatos 26 anos, Iron Maiden lançava o single "Hallowed Be Thy Name"

No palco, o Maiden é intenso. As três guitarras de Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers, saem avassaladoras. A bateria de Nicko McBrain é assustadoramente frenética e o baixo de Steve Harris é furioso. Resta a Bruce Dickinson ser o showman que ele nasceu para interpretar. Alcançou agudos preciosos e precisos. Que show! 

A sequência de “Flight of Icarus“, “Fear of the Dark”, “The Number of the Beast” e “Iron Maiden” é realmente furiosa. Assim como o bis com “The Evil That Men Do“, “Hallowed By The Name“ e “Run to the Hills”. 

+++ LEIA MAIS: Rock In Rio 2019: Em última apresentação no Brasil, Slayer marca para sempre a história do festival

A ostentação de palco, como a presença do Eddie, da troca de fundo e até um avião de tamanho real, só incrementam a apresentação. Teatral, pesado e veloz.  

No Rock in Rio, palco de tantas apresentações burocráticas, isso é fantástico. O Iron Maiden pulsa na mesma vibração desse festival, não tem jeito.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Com formação lendária, Helloween concretiza sonho de fãs do metal melódico

Pior para os Scorpions, que aceitaram trocar de horário com o Maiden e tocar depois da banda de Steve Harris. Essa arena não será a mesma tão cedo. 

E bom para o Iron Maiden, que depois de 38 shows no Brasil, mostra que o País é realmente a casa deles.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Pela primeira vez no festival, Anthrax faz show dedicado ao delírio dos fãs de thrash metal

A turnê Legacy of the Beast, do Iron Maiden, termina a passagem pelo Brasil em São Paulo, com show no Estádio do Morumbi, no domingo, 6. 

Setlist do show do Iron Maiden no Rock in Rio 2019

"Aces High"

"Where Eagles Dare"

"2 Minutes to Midnight"

"The Clansman"

"The Trooper" 

"Revelations"

"For the Greater Good of God"

"The Wicker Man"

"Sign of the Cross"

"Flight of Icarus "

"Fear of the Dark"

"The Number of the Beast"

"Iron Maiden"

Bis:

"The Evil That Men Do"

"Hallowed By The Name"

"Run to the Hills" 


A Rolling Stone Brasil está no Rock in Rio 2019 a convite da Natura Musical