- George R.R. Martin (Foto: Matt Sayles / Invision / AP)

George R.R. Martin é acusado de racismo em apresentação de prêmio

O escritor de Game of Thrones foi alvo de críticas após apresentar a premiação literária Hugo Awards

Redação Publicado em 04/08/2020, às 08h12

George R.R. Martin  foi acusado de racismo após apresentar a última edição da premiação de literatura Hugo Awards, a qual foi transmitida online na última sexta-feira, 31, segundo informações da Vulture.

O escritor foi criticado por pronunciar diversas vezes nomes de escritores não brancos de forma errada, como Rebecca F. Kuang, que recebeu o Prêmio Surpreendente de Melhor Novo Escritor. 

+++ LEIA MAIS: Chegou o dia em que George R.R. Martin disse que poderiam prendê-lo caso não terminasse novo livro de Game of Thrones

Além disso, o criador de Game of Thrones mencionou e homenageou o legado de H.P. Lovecraft e John W. Campbell, dois autores considerados racistas e, no caso de Lovecraft, xenofóbico, antissemita e supremacista branco. 

Alguns espectadores também mencionaram como a palavra “astounding”, em português. “surpreendente”, foi inserida nos nomes de alguma categorias e repetidas diversas vezes ao longo da premiação. 

Mais tarde, Martin se desculpou pela performance como apresentador e pelos erros de pronúncia, segundo informações da CBR

+++ LEIA MAIS: Jon Snow será ressuscitado de forma diferente nos livros de Game of Thrones; Entenda a teoria

"A pronúncia nunca foi o meu ponto forte. Às vezes, até pronuncio erroneamente o nome de meus próprios personagens (testemunhe algumas de minhas entrevistas). Mas em nenhum momento do processo recebi uma orientação fonética sobre como pronunciar [o nome de] todos os outros finalistas, os que não venceram. Se eu tivesse recebido isso, certamente teria feito todos os esforços para dizer todos os nomes corretamente “, disse o escritor. 

A CoNZealenad, responsável por organizar a premiação, também se desculpou publicamente nas redes sociais e declarou: “Nossos presidentes pedem desculpas aos fãs, além do binário, que foram ofendidos por qualquer declaração no Hugo Awards que tenha sido desrespeitosa ou minimizadora”.

Our Chairs apologise to the Fans beyond the binary who were offended by any statements in the Hugo Awards that were disrepectful or minimising.

— CoNZealand (@CoNZealand) August 1, 2020

+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

notícia Apresentação game of thrones Livros racismo George R.R. Martin acusação prêmio autor escritor

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae