- Gina Gershon e Jennifer Tilly em Ligadas Pelo Desejo (Foto:Reprodução)

Irmãs Wachowski não mudaram casal gay de filme nem por um orçamento maior

Ligadas Pelo Desejo foi o primeiro longa das diretoras, e não agradou aos estúdios por ter como protagonista um casal de lésbicas

Redação Publicado em 09/06/2019, às 09h00

Ligadas Pelo Desejo foi o primeiro filme dirigido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski, lançado em 1997. O sucesso obtido pelo trabalho foi responsável por permitir que elas fizessem Matrix. O que nem todos sabem, é que a Warner Bros. ofereceu um aumento no orçamento para que elas reescrevessem um detalhe crucial do roteiro, mas nada era o suficiente para mudar aquilo que já havia sido idealizado na cabeça das cineastas.

 O longa conta uma história clássica do gênero noir, mas com uma alteração interessante: ao invés de acompanhar um casal hétero, acompanha um casal de mulheres: Violet (Jennifer Tilly), que se apaixona e se une a Corky (Gina Gershon) para roubar US$ 2 milhões do seu ex-namorado mafioso. E era exatamente a relação homossexual que os estúdios queriam mudar.

+++20 anos de Matrix, o filme que mudou a ficção científica nos cinemas

Foi Jennifer que contou ao Entertainment Weekly dessa proposta de alteração feita às diretoras: o filme teria mais dinheiro para produção caso a personagem Corky fosse transformada em um homem, para que o protagonismo ficasse com um casal hétero. 

O veículo entrou em contato com a produtora para falar sobre o assunto, mas a Warner não respondeu.

De acordo com a atriz, as irmãs Wachowski encerravam a conversa com qualquer estúdio que questionasse o casal da forma como era descrito no roteiro. Elas não aceitavam mudança nenhuma "pois sentiam que isso era muito importante".

No fim das contas, o filme foi produzido por Dino De Laurentiis, em associação com a Spelling Films e distribuído pela Gramercy Pictures, da Universal. Desde então, Ligadas Pelo Desejo se tornou um clássico LGBTQ+.

+++Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos

filme matrix LGBTQ+ homossexual heterossexual irmãs Wachowski ligadas pelo desejo

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos