- Morrissey (Foto: Marco Ugarte/AP Photo)

Morrissey ‘artista’ redime Morrissey ‘pessoa’? Novo disco é aclamado; veja impressões

I Am Not A Dog On A Chain aparece para a crítica especializada como "o melhor disco do cantor em anos"

Redação Publicado em 25/03/2020, às 11h32

Na última sexta, 20, Morrissey lançou o 13º disco solo, intitulado de I Am Not A Dog On A Chain. O novo projeto é o primeiro material do ex-The Smiths desde Low in High School, lançado em 2017. 

Ao anunciar a produção, o músico revelou em comunicado à imprensa que o novo disco é "o melhor de mim... bom demais para ser verdade... verdadeiro demais para ser considerado bom".

+++ LEIA MAIS: Vídeo raro mostra versão ao vivo de ‘How Soon is Now’, dos Smiths, em 1986 - uma época em que era ok amar o Morrissey

Nos últimos anos, Morrissey se envolveu em uma série de polêmicas ao expor ideias políticas, e chegou a ser acusado de supremacista e nacionalista. Por isso, grande parte dos fãs se distanciaram um pouco da obra do artista - e do The Smiths- com o dilema da distância entre o artista e a obra. Neste novo projeto, porém, "Morrissey-artista derrota o Morrissey-pessoa", como elencou o El País.

Segundo a publicação, "há tempos o ex-líder do The Smiths não ajuda a salvar ninguém, muito menos seus fãs", mas "[o disco] é tudo o que gostávamos nele até mesmo quando começamos a duvidar dele". 

+++ LEIA MAIS: Guitarrista do The Smiths nega reunião da banda e ironiza posicionamento político de Morrissey

Para O Globo, em I Am Not A Dog On A Chain, "o controverso cantor dos Smiths volta com forte coleção de canções que trazem críticas à mediocridade dos tempos atuais, em prol de uma ‘verdade’ que os jornais não publicam". Além disso, pontua que o artista apresenta, em boa parte, "faixas fortes, sedutoras e de sonoridade moderna". 

Enquanto para a crítica internacional, como a Pitchfork, o disco é "levemente cativante, ocasionalmente repetitivo e frequentemente ridículo". A publicação ainda enfatiza que "é repleto de momentos bobos que surgem do escoamento superficial de um homem ansioso para perseguir misérias antigas e buscar novas para repreender".

Para o NME, "é melhor disco [do cantor] em anos, se você conseguir ignorar as opiniões dele". Segundo o veículo, I Am Not A Dog On A Chain é uma perspectiva intrigante "até para os fãs mais cansados do Smiths". 

+++ LEIA MAIS: Discurso de Donald Trump ganha versão musical inspirada em The Smiths e Ramones; ouça

O Chicago Suntimes compartilha da mesma opinião ao pontuar que "Morrissey mantém fiel a si mesmo no melhor álbum em anos". No disco, o músico experimenta o rock progressivo, uma guitarra espanhola e um interessante coral.

Com 11 faixas, o disco contém uma das melhores músicas de Morrissey em anos e funciona como um guia para uma mente tão controversa. "É um disco cheio de aventuras e que abalam o esteriótipo sombrio do cantor", conclui o Chicago Suntimes.

I Am Not A Dog On A Chain está disponível em todas as plataformas digitais. 

Veja abaixo o setlist:

01. Jim Jim Falls
02. Love Is On Its Way Out
03. Bobby, Don’t You Think They Know?
04. I Am Not a Dog on a Chain
05. What Kind of People Live in These Houses?
06. Knockabout World
07. Darling, I Hug a Pillow
08. Once I Saw the River Clean
09. The Truth About Ruth
10. The Secret of Music
11. My Hurling Days Are Done

 

+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?

disco crítica novo the smiths Morrissey o globo nme pitchfork I Am Not A Dog On A Chain

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'