- David Harbour como Jim Hopper (Foto: Netflix/Reprodução)

Netflix vai reduzir tabagismo em filmes e séries originais, incluindo Stranger Things

A decisão foi tomada após a divulgação do resultado de um estudo sobre o impacto que a presença do cigarro tem nos espectadores

Redação Publicado em 04/07/2019, às 14h27

A Netflix prometeu diminuir a quantidade de cenas que retratam o tabagismo em suas produções originais, incluindo em Stranger Things.

A medida está de acordo com a nova pesquisa realizada pela Truth Initiative, uma organização sem fins lucrativos que estudou a influência das “representações do cigarro” no hábito dos telespectadores.

A análise aponta que a segunda temporada de Stranger Things, em comparação com a primeira, aumentou a exibição do fumo em 44%, subindo de 182 para 262 cenas.

Diante dos números, o serviço de streaming informou à Variety que se compromete a excluir o uso do tabaco, exceto por “razões de exatidão histórica ou factual” nos programas não recomendados para menores de 14 anos.

Já em projetos com classificações mais altas, o uso de cigarros ou cigarros eletrônicos será evitado, “a menos que seja essencial para a visão criativa do artista.”

“A Netflix apoia fortemente a expressão artística”, disse um porta-voz da empresa. "Nós também reconhecemos que fumar é prejudicial e que, quando retratado de forma positiva, pode influenciar os jovens."

Robin Koval, o presidente da Truth Initiative, defendeu que a televisão se tornou o novo comercial de cigarros: "Estamos vendo um ressurgimento das imagens do tabagismo que glamuriza e renormaliza um vício mortal, colocando os jovens na mira da indústria do tabaco."

+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós"

série netflix notícias Stranger Things pesquisa representação cigarro hábito tabaco telespectadores truth iniciative

Leia também

Riley Keough, neta de Elvis Presley, é contra venda de Graceland: 'Fraude'


Kevin Costner teve dificuldades em conseguir financiamento para produzir Horizon


Cate Blanchett questiona porque homens não são questionados sobre falta de diversidade no cinema


Suposto agressor de Steve Buscemi é detido em Nova York


Mariah Carey fará show em São Paulo, segundo jornalista


Mulher que acusou Tommy Lee de agressão sexual pede arquivamento do processo