- Raul Seixas e Queen (Fotos: Divulgação)

Queen, Legião, Raul Seixas: “dinossauros” do rock lideram pesquisas na internet do Brasil em 2019

Raul Seixas, Lulu Santos, Pink Floyd e Beatles são outros dos que apareceram no topo da lista

Redação Publicado em 13/07/2019, às 18h00

Descobrimos quais são os maiores discos dos últimos anos de sucesso dos passados, e eles pertencem, aqui no Brasil, a Queen, Legião Urbana e Raul Seixas. 

Segundo uma pesquisa requisitada pelo iG Gente ao Google nesta semana, os termos relacionados a rock mais digitados no site de buscas são todos de artistas antigos, que fizeram sucesso na década de 1980.

+++ LEIA MAIS: De Beatles e Led Zeppelin a Nirvana e Strokes: os 24 momentos que mudaram a história do rock 

Queen”, o principal deles, foi a palavra mais buscada em todos os estados. Para o segundo lugar do ranking, há concorrentes: “Raul Seixas” é a lanterna, levando medalha de prata em buscas em quatro estados brasileiros. Depois, “Legião Urbana” em nove estados e “Freddie Mercury” em 14 estados, e foi unânime no Sul e no Sudeste. No terceiro lugar na lista de termos mais buscados por estado, aparecem nomes de outros “dinossauros” do rock: Lulu Santos, Elvis Presley, Pink Floyd e Os Beatles, embora a maioria seja apenas uma alternância dos termos que apareceram em segundo lugar. 

O sucesso, porém, não vem à toa. Queen e Freddie Mercury ganharam um impulso que ainda não teve fim com o lançamento de Bohemian Rhapsody, cinebiografia da banda, no final de 2018. As vendas aumentaram, a banda alcançou topo das paradas no mundo inteiro e o filme ajudou até a aumentar o consumo de discos de vinil!

+++ LEIA MAIS: 30 anos sem Raul Seixas; relembre sua carreira em videoclipes 

Já nas músicas brasileiras, o sentido de Legião Urbana e Raul Seixas encabeçarem a lista é, assim como as suas canções, histórico. No caso de Raul Seixas, ele é um dos maires rostos do rock brasileiro. E Legião, além de seu peso da história nacional da música, carrega também a lembrança de músicas políticas e de indignação que todos os brasileiros sabem de cor. 

Então, “Que País É Esse”, “Índios”, “Tempo Perdido” e várias, várias outras, embora tenham sido compostas há décadas atrás, passam a se encaixar no panorama político extremamente conturbado e polêmico do Brasil atual - e músicas escritas como uma indignação contra a Ditadura Militar são lembradas. 

+++ LEIA MAIS: Os 10 vídeos de rock preferidos dos brasileiros no YouTube 

A pesquisa também percebeu que as regiões alteram o tipo de pesquisa: Sul e Sudeste optaram majoritariamente por artistas internacionais - enquanto o Norte e o Nordeste dão mais valor à cena nacional. Já o Centro-Oeste é bem misto. 

+++ VÍDEO: Di Ferrero escolhe os melhores de todos os tempos: de Metallica a Charlie Brown Jr. 

música notícias rock queen Freddie Mercury raul seixas google legiao urbana antigos mais buscados termos bohemina rhapsody

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'