Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quais são os Melhores Filmes do Oscar com maior representatividade feminina?

Conheça os longas com fortes protagonistas vencedores da categoria mais importante do cinema

Mariana Rodrigues | @marigues_ (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/03/2021, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Noviça Rebelde (Foto: Divulgação / 20th Century Fox), Titanic (Foto: Divulgação / Paramount Pictures) e A Forma da Água (Foto: Divulgação / Fox Searchlight Pictures)
A Noviça Rebelde (Foto: Divulgação / 20th Century Fox), Titanic (Foto: Divulgação / Paramount Pictures) e A Forma da Água (Foto: Divulgação / Fox Searchlight Pictures)

A temporada de premiações começou e a 93.ª cerimônia do Oscar está próxima. Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premia as melhores produções em diversas categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original

Apesar do número de filmes com protagonistas mulheres aumentar nos últimos anos, são poucos os longas vencedores da categoria mais importante do Oscar. Uma das formas para avaliar a representatividade feminina no cinema é o Teste de Bechdel.

+++ LEIA MAIS: Confira as datas das maiores premiações do cinema em 2021: Globo de Ouro, Oscar e mais [LISTA]

Para passar no teste, o filme precisa ter ao menos duas personagens femininas com nomes próprios, conversando entre si sobre um assunto sem relação a homens. Apesar da premissa simples, mais da metade dos vencedores do Oscar de Melhor Filme não cumpriram esses requisitos, de acordo com a BBC

Confira lista de alguns dos filmes aprovados no Teste de Bechdel e com algumas das maiores protagonistas do cinema:

+++ LEIA MAIS: Glenn Close diz que ‘pode ser legal nunca ganhar um Oscar’


A Malvada (1950)

De Joseph L. Mankiewicz, A Malvada (1950) foi um dos grandes destaques da 23ª edição do Oscar, indicado em 14 categorias. Acompanha a história de Eve Harrington (Anne Baxter), grande fã da estrela da Broadway, Margo Channing (Bette Davis). 

As duas se conhecem após uma apresentação e Eve é contratada para ser assistente da atriz. Aos poucos, aproveita a proximidade com Margot para alavancar a carreira e roubar o foco da chefe nos holofotes. Mesmo depois de mais de 50 anos, o filme ainda é um grande sucesso na crítica, com 99% de aprovação no Rotten Tomatoes. Merece destaque a atuação das protagonistas.

+++ LEIA MAIS: A vez da Netflix: em tempos de pandemia, streaming decola com favoritos para o Oscar 2021


A Noviça Rebelde (1965)

A Noviça Rebelde (1965) é um marco na história dos musicais e vencedor de cinco categorias da premiação. Mostra Julie Andrews (Maria) como uma noviça contratada para trabalhar como governanta na casa de um capitão com sete filhos durante a década de 1930.

As crianças estão acostumadas com a rígida educação do pai, mas, aos poucos, o jeito doce e carinhoso de Maria conquista todos. Com o tempo, a jovem se apaixona pelo capitão, mas ele está comprometido com uma rica moça.

+++ LEIA MAIS: Filme A Noviça Rebelde completa 50 anos e ganha exibições em cinemas brasileiros


O Silêncio dos Inocentes (1991)

A agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) é uma das maiores heroínas do cinema. Para a época do lançamento, O Silêncio dos Inocentes (1991) quebrou diversos estereótipos dos thrillers ao apresentar uma mulher em papel forte em vez de apenas como vítima indefesa.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Clarice tenta desvendar um grande caso de um assassino em série. Durante as investigações, a jovem conta com a ajuda do psicopata e criminoso Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) para entender como funciona a mente de um serial killer.

+++ LEIA MAIS: Como O Silêncio dos Inocentes quebrou todas as regras do cinema [ENTREVISTA]


Titanic (1997)

Titanic (1997) é um dos mais famosos e premiados filmes de todos os tempos. O longa de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet também recebeu 14 indicações ao Oscar. Inspirado no naufrágio do RMS Titanic, conta história de Rose (Kate Winslet), passageira de primeira classe do navio. 

Frustrada com a vida, a jovem tenta cometer suicídio durante a viagem, mas é impedida por Jack (Leonardo DiCaprio). Os dois passam todo o tempo juntos no trajeto e se apaixonam. Até hoje, é um dos papéis mais importantes da carreira de Winslet.

+++ LEIA MAIS: Sucesso de Titanic fez mal para Kate Winslet: 'Entrei em processo de autoproteção'


A Forma da Água (2017)

Grande vencedor do Oscar de 2018, A Forma da Água (2017) pode ser considerado uma versão moderna do clássico A Bela e a Fera. Mostra a história de Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório secreto do governo norte-americano.

Elisa descobre uma criatura sobrenatural mantida no local e os dois criam uma conexão profunda. A jovem decide resgatá-lo com a ajuda do melhor amigo e de um colega de trabalho. O papel também rendeu a Hawkins uma indicação a Melhor Atriz.

+++ LEIA MAIS: A Forma da Água: 4 motivos para acreditar que o filme é o melhor da carreira de Guillermo Del Toro


+++ HAIKAISS: 'O TRAP TAMBÉM PASSA UMA MENSAGEM CONSCIENTE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL