Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oppenheimer: Nolan revela que recriou teste de bomba atômica para o filme; entenda

Primeira detonação de uma arma nuclear, teste Trinity será destaque em Oppenheimer, filme de Christopher Nolan

Redação Publicado em 13/12/2022, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oppenheimer (Foto: Divulgação)
Oppenheimer (Foto: Divulgação)

Conhecido por sempre priorizar efeitos práticos a computação gráfica (CGI), Christopher Nolan revelou como recriou teste de bomba atômica sem o uso de CGI para o próximo filme dele, Oppenheimer, o qual chega aos cinemas brasileiros em 20 de julho de 2023.

Durante entrevista ao TotalFilm, o cineasta revelou alguns detalhes da produção estrelada por Cillian Murphy e Robert Downey Jr., e explicou o desafio de filmar uma cena com bomba atômica sem o auxílio de computação gráfica.

+++LEIA MAIS: Oppenheimer: Por que Cillian Murphy estrela diversos filmes de Christopher Nolan? Ator responde

"Acho que recriar o teste Trinity [projeto da primeira detonação de uma arma nuclear, realizado no Novo México] sem o uso de imagens geradas por computador foi um grande desafio," afirmou Nolan. "É uma história de imenso escopo e escala. E um dos projetos mais desafiadores que já assumi em termos de escala e em termos de encontrar a amplitude da história de Oppenheimer."

Havia grandes desafios logísticos e práticos. Mas eu tinha uma equipe extraordinária.

Oppenheimer: Cillian Murphy estuda bombas atômicas para filme de Christopher Nolan

Cillian Murphy estudou criação de bombas atômicas para Oppenheimer, próximo filme de Christopher Nolan. Conforme revelou ao jornal The Guardian (via Omelete), entender impactos da invenção nos cientistas é o foco da produção.

+++LEIA MAIS: Oppenheimer: elenco, estreia e tudo que sabemos sobre filme de Christopher Nolan [LISTA]

Longa-metragem conta a história de J. Robert Oppenheimer - um dos cientistas responsáveis pelo desenvolvimento dos explosivos e diretor do Projeto Manhattan. Segundo Murphy, intérprete de Oppenheimer, compreender como funcionava a cabeça dele é fundamental para exercer seu papel.

"Estou interessando no homem e nas consequências para o indivíduo após inventar a bomba atômica. As mecânicas não são para mim - não tenho capacidade intelectual de entender, mas esses personagens contraditórios são fascinantes," afirmou.

+++LEIA MAIS: Christopher Nolan sai da Warner após 20 anos, e segue para aposta da Universal

Além disso, o ator comparou o cientista com o personagem de maior sucesso da carreira, o protagonista da série Peaky Blinders (2013): "Tommy Shelby é uma completa contradição também. As pessoas se identificam com isso, porque todos temos ideias contraditórias coexistindo nas nossas cabeças."

Oppenheimer

Próximo filme de Christopher Nolan é inspirado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer American Prometheus (2005) - uma biografia do cientista J. Robert Oppenheimer. O longa deve retratar a criação da bomba atômica e a jornada de Oppenheimer durante a Segunda Guerra Mundial.

+++ LEIA MAIS: 6 motivos para explicar a popularidade de Christopher Nolan, diretor de Interestelar [LISTA]

Os primeiros nomes anunciados foram Cillian Murphy, Emily Blunt, quem será a esposa do teórico, Katherine “Kitty” Oppenheimer, Matt Damon como General Leslie Groves e Robert Downey Jr. como Lewis Strauss. Florence Pugh foi escalada como Jean Tatlock, do Partido Comunista dos Estados Unidos, Benny Safdie será um físico húngaro chamado Edward Teller e Rami Malek também viverá um cientista.