Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que classificação indicativa de Barbie é para maiores de 12 anos?

Classificação indicativa no Brasil não permite que crianças assistam ao filme da Barbie nos cinemas; entenda

Redação Publicado em 21/07/2023, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Barbie, filme de 2023 (Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)
Cena de Barbie, filme de 2023 (Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

Um dos lançamentos mais aguardados do ano, Barbie estreou nesta quinta-feira (20) e promete ao público muita nostalgia com um grande símbolo da infância de muitos. Embora o roteiro seja protagonizado por um brinquedo infantil, o filme não é indicado para crianças.

Com Margot Robbie e Ryan Gosling como protagonistas, o live action da boneca da Mattel é liberado para adolescentes acima dos 13 anos nos Estados Unidos. No Brasil, acima de 12.

+++ LEIA MAIS: Barbie ou Oppenheimer? Qual assistir primeiro? Tom Cruise responde

Quem decide a classificação no Brasil é o Ministério da Justiça, levando em consideração uma série de temas e fatores que podem ser apresentados para cada faixa etária. Em relatório obtido pelo Valor Econômico, foram listadas as seguintes tendências:

  • Violência fantasiosa (livre) média
  • Angústia (10 anos) média
  • Consumo de droga lícita (12 anos) média, sendo que é atenuado por "simulação"
As tendências presentes nos eixos de violências de sexo e nudez, tais como o assédio sexual, o apelo sexual, a linguagem de conteúdo sexual e o estigma ou preconceito, sopesados os atenuantes verificados, foram as tendências definidoras para a classificação da obra

+++ LEIA MAIS: Barbie: Conar suspende exibição de trailer nos cinemas

Embora o filme aborde temas mais maduros, fugindo de um enredo tradicionalmente infantil, ainda pode ser assistido por pessoas mais jovens.

Para que a trama alcançasse a classificação livre, como acontece em desenhos animados, seria preciso, conforme o “Guia de explicação da classificação do audiovisual por idade”:

  • A presença de armas sem violência;
  • Mortes não violentas ou violência fantasiosa;
  • Tratando-se de nudez, são permitidas cenas não erotizadas; e
  • Pode ser exibido consumo moderado ou insinuado de droga lícita.

Mais sobre Barbie (2023)

Além de Ryan Gosling e Margot Robbie interpretando os personagens principais, o elenco de Barbie conta com outros nomes de peso como Will Ferrell, Simu Liu, Kate McKinnon, Alexandra Shipp, Ncuti Gatwa, Connor Swindell, Ritu Arya, Kingsley Ben-Adir, Rhea Perlman, Emerald Fennell, Sharon Rooney, Scott Evans, Ana Cruz Kayne e Jamie Demetriou.

Barbie já está em cartaz em todas as redes de cinema do Brasil. Assista ao trailer na íntegra abaixo: