Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Whale: Roteirista comenta polêmica do filme com obesidade

Retrato da obesidade de Charlie, interpretado por Brendan Fraser, foi bastante criticado e The Whale foi acusado de gordofobia

Redação Publicado em 25/12/2022, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser em The Wale (Foto: Divulgação)
Brendan Fraser em The Wale (Foto: Divulgação)

The Whale conta com uma das atuações mais elogiadas de 2022, mas recebeu diversas críticas pela maneira como retrata a obesidade do protagonista, Charlie, interpretado por Brendan Fraser. Agora, Samuel D. Hunter, roteirista do filme dirigido por Darren Aronofsky, comentou a polêmica.

A produção acompanha Charlie, que se separa da esposa e filha adolescente, esta última interpretada por Sadie Sink, para namorar um homem. Porém, o namorado morre e o protagonista engorda mais de 200 quilos. Então, ele tenta se reconciliar com a filha, algo que não será fácil.

+++LEIA MAIS: Brendan Fraser defende The Whale de acusações de gordofobia

Durante entrevista à People para discutir o lançamento do filme nos cinemas (após ser exibido em circuitos de festivais), Hunter respondeu à controvérsia sobre a escalação de Brendan Fraser. "Primeiro, acho que a história da obesidade, em relação ao cinema, é terrível. Esses tipos de próteses têm sido usados ​​de forma muito imprecisa e para ridicularizar ou zombar das pessoas," afirmou.

"Considerando que o que fazemos é apenas tentar mergulhar na profunda e complexa humanidade desse ser humano muito bonito e complicado," continuou o roteirista. "E também acho que com esse tipo de coisa… com peças, as pessoas geralmente não leem uma sinopse de uma frase e depois julgam com base nisso."

Mas acho que as pessoas fazem isso com mais frequência com o filme. Então sim, quero dizer, eu entendo que as pessoas terão qualquer reação que tenham, mas eu só tenho que ter fé na história que estou contando, que eu acho que é baseada em empatia e amor.

+++LEIA MAIS: Batgirl: Brendan Fraser ironiza cancelamento do filme; veja

Vale lembrar como Samuel D. Hunter é também criador da peça The Whale, adaptada para os cinemas em 2022. No Brasil, a estreia do longa está marcada para o dia 23 de fevereiro de 2023.