Tubarão: acidente com George Lucas no set deixou Spielberg apavorado por dias; entenda [FLASHBACK]

Acidente com George Lucas durante filmagens de Tubarão provocou sérios colapsos em Steven Spielberg

Beatriz Bim (sob supervisão Yolanda Reis) Publicado em 29/09/2021, às 15h40

None
Tubarão (Foto: Reprodução/Universal Studios)
Tubarão: acidente com George Lucas no set deixou Spielberg apavorado por dias [FLASHBACK]

Tubarão(1975), de Steven Spielberg, inovou nos efeitos especiais e mudou o rumo da indústria cinematográfica. No entanto, para criar cenas tão convincentes, o diretor correu alguns riscos; um acidente com George Lucas, criador de Star Wars, fez o cineasta mudar o comportamento no set.

Embora o público conheça apenas um tubarão durante o longa, Steven Spielberg utilizou três robôs diferentes na filmagem. Dois tubarões estavam intencionalmente cobertos pela metade, deixando alguns maquinários expostos. O terceiro era apenas a cabeça do animal - foi usada na famosa cena do ataque ilustrada no pôster.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Universal Pictures (@universalpictures)

+++LEIA MAIS: Tubarão: como Steven Spielberg quase arruinou final do filme com cena bizarra?

Essas máquinas pouco confiáveis ​​adicionaram ao filme o "efeito prático", ou seja, sem computação gráfica, e foram responsáveis por muitas das dores de cabeça de Spielberg.

No entanto, o maior contratempo com os tubarões ocorreu quando George Lucas, amigo íntimo de Spielberg, visitou a área de efeitos especiais. Ao se deparar com a máquina, resolveu, como brincadeira, colocar a cabeça na boca de um dos tubarões mecânicos.

+++LEIA MAIS: Tubarão: Como filme seria se fosse feito hoje? Steven Spielberg responde

Então, Martin Scorsese e o roteirista John Milius entraram na piada, agarrando os controles para fechar boca da criatura. Infelizmente para Lucas, a máquina travou. Scorsese e Milius conseguiram libertá-lo e rapidamente deixaram a sala, com medo de terem quebrado o aparelho.

Sempre perfeccionista, Spielberg mudou a maneira na qual conduzia as filmagens ao descobrir o acidente. Constantemente preocupado, o diretor comandou a equipe com a sensação de que algo mais poderia dar errado. Segundo relatos, o episódio foi responsável por provocar colapsos no cineasta, impedindo-o de dormir por várias noites.

+++LEIA MAIS: Tubarão: Steven Spielberg quase ficou de fora do filme; entenda

Programadas para durarem 51 dias, as filmagens de Tubarão ocorreram em 155 dias. Após o atraso, Spielberg não esperava ser convidado para trabalhar novamente em grandes produções. No entanto, contrariando as expectativas, Tubarão inaugurou a carreira de sucesso dele.