Tubarão: Steven Spielberg quase ficou de fora do filme; entenda

Apesar do sucesso de Steven Spielberg em Tubarão, diretor quase ficou de fora do filme

Redação Publicado em 17/08/2021, às 20h57

None
Tubarão (Foto: Reprodução/Universal Studios)

Steven Spielberg não tinha nem 30 anos quando dirigiu Tubarão (1975) e criou um clássico e definiu o que Hollywood chamaria de blockbuster. Apesar do sucesso, de acordo com Cheat Sheet, Spielberg não era a primeira opção dos produtores e quase ficou de fora do filme.

Peter Benchley publicou Tubarão em 1974 e os produtores Richard Zanuck e David Brown adquiriram os direitos da história para transformá-la em um filme. Quando leu pela primeira vez, Spielberg se apaixonou pela história e até sonhou com formas de transformá-lo em filme.

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg 'sentiu que precisava' dirigir sequências de Jurassic Park?

Além disso, Brown e Zanuck apoiaram a estreia do diretor com Louca Escapada (1947). O filme não havia lançado naquela época, mas eles confiavam nas habilidades dele quando o ofereceram o cargo de diretor. Carl Gottlieb, roteirista de Tubarão, relembrou o processo no livro The Jaws Log (1975) e como Spielberg não era a primeira opção dos produtores.

Primeiro, foram atrás de um engenheiro com estilo de filmagem da velha guarda, mas isso não funcionou. Então encontraram um diretor com experiência em aventura e ação, mas não gostavam de como ele chamava o tubarão de baleia. Por conhecerem Spielberg por Louca Escapada, optaram por ele.

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg ganhou dinheiro com Star Wars durante décadas?

Spielberg ficou receoso em aceitar a proposta

Apesar da história cativante, Spielberg tinha dúvidas sobre o livro e como lidaria com o trabalho. "Steven estava tendo dúvidas sobre o entusiasmo pelo livro. Tinha medo de ser tipificado como um diretor de ação especializado em disputas entre homens corajosos e assassinos insensatos, escreveu Gottlieb

Spielberg não queria ser conhecido por "caminhões e tubarões," mas assim que recebeu a proposta não a recusou. Ainda bem, pois apesar de não ser a estreia na direção, o sucesso do filme o possibilitou de dirigir sucessos como E.T. O Extraterrestre(1982) e Os Caçadores da Arca Perdida (1981).

+++ LEIA MAIS: Steven Spielberg não considera fazer reboots dos próprios filmes; entenda


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!