Gavião Arqueiro no MCU: Conheça trajetória do herói pelo Universo Cinematográfico da Marvel

Antes de estrelar a própria série, Gavião Arqueiro participou de diversos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel; relembre

Julia Harumi Morita Publicado em 07/12/2021, às 16h21

None
Jeremy Renner como Gavião Arqueiro no pôster de Hawkeye (Foto: Divulgação)

Depois de WandaVision (2021), Falcão e o Soldado Invernal (2021) e Loki (2021), chegou a vez de Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) estrelar uma série do Disney+. Apesar de ser um integrante antigo dos Vingadores - teoricamente, o primeiro de todos -, o herói fez aparições pontuais nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.

Com a estreia de Clint Barton como protagonista solo, a plataforma de streaming fez uma retrospectiva da trajetória do herói na franquia, uma lista ideal para preparar o público para assistir os próximos episódios. Confira:

+++ LEIA MAIS: Hawkeye: Escritor implorou para Florence Pugh participar da série; entenda

Thor (2011)

Gavião Arqueiro estreou no MCU em Thor, filme que também apresentou o Deus do Trovão (Chris Hemsworth) e o irmão trapaceiro dele, Loki (Tom Hiddleston). Nesta produção, Barton trabalha para S.H.I.E.L.D e protege o martelo Mjolnir.


Vingadores (2012)

O herói ganhou mais destaque em Vingadores. Como Gavião Arqueiro, Barton luta contra Loki e os alienígenas Chitauris, para salvar a Terra. Além disso, descobrimos que Barton possui uma ligação especial com Natasha Romanoff, a Viúva Negra (Scarlett Johansson).

+++ LEIA MAIS: Hawkeye: Como será encontro de Clint Barton e Yelena Belova? Diretor Rhys Thomas responde


Vingadores: A Era de Ultron (2018)

Ao lado dos Vingadores, Barton enfrenta outra ameaça global: Ultron (James Spader). O filme mostra detalhes da vida do herói, como a relação dele com a família, além de colocar o personagem como testemunha de uma cena muito importante para o MCU: a morte de Pietro, também chamado de Mercúrio (Aaron Johnson).


Capitão América: Guerra Civil (2016)

Ao longo dos anos, Barton se torna um personagem cada vez mais complexo. Em Capitão América: Guerra Civil, ele chega a lutar contra Romanoff para defender seus ideais ao lado do Capitão América (Chris Evans).

+++ LEIA MAIS: Marvel, o musical? Produtora de Hawkeye, Trinh Tran gostaria de realizar projeto


Vingadores: Ultimato (2019)

Após se afastar dos Vingadores, perder a família com o estalo de Thanos (Josh Brolin) e seguir um caminho sombrio como Ronin, Barton retoma seu trabalho como Gavião Arqueiro para derrotar o Titã Louco de uma vez por todas. Neste filme, o herói protagoniza uma das cenas mais tristes de toda a franquia, a morte de Viúva Negra.


Hawkeye

A série Hawkeye acompanha o herói após Vingadores: Ultimato. Enquanto tenta proteger a família, lidar com a morte de Romanoff e quitar dívidas do passado, o personagem conhece a jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma grande fã que deseja se tornar uma heroína.

+++ LEIA MAIS: Hawkeye: Por que fãs da Marvel declararam boicote à série?